coração

sábado, 12 de janeiro de 2013

A cidade de Deus...


 _____Descubra qual das duas cidades você esta vivendo_____

"A cidade de Deus é obra de Deus, por um ato santíssimo e boníssimo do Criador, o qual ato, chamando as criaturas racionais à existência, chama-lhes também à graça e, finalmente, à glória, constituindo deles e neles a cidade obra de Suas mãos.

Nessa cidade, tudo é bem, já que de Deus vem; tudo é bom, já que para Deus vai; tudo é feliz, já que em Deus permanece para sempre.

A cidade do mundo é obra da criatura que se apartou de Deus por desobediência, que vive sem Deus sob o pretexto duma falsa liberdade, e que enfim se dirige à uma infelicidade sem termo no inferno, lá onde os desgraçados terão fome e sede de Deus, e não as poderão saciar Nele.

A cidade de Deus, visão da paz, é Jerusalém; aí os corações gozam da eterna paz interior, mas raramente da paz exterior, e deverão sustentar, na maior parte das vezes, uma guerra encarniçada.

A cidade do mundo não tem paz interior, e raramente a paz exterior; por isso a Escritura compara-a ao mar: “Os perversos são como o mar agitado que se não pode acalmar, cujas vagas cospem a espuma e o lodo; não há paz para os ímpios, assim disse meu Deus”. (Is 57, 20-21.)


A cidade de Deus percorre o tempo para alcançar a eternidade, seu coração fixa-se no Deus que não passará: eis por que os males presentes são impotentes para lhe retirar a paz interior.


A cidade do mundo, desesperada da eternidade, deseja fixar-se no tempo, mas o tempo se não fixa nela e lhe rouba a cada dia os objetos de seus falsos prazeres: eis porque não tem a paz.



As duas cidades atualmente se confundem e exteriormente se misturam: o filho de Jerusalém se debate com os de Babilônia: podem habitar juntos sob o mesmo teto, viver à mesma mesa, comer o mesmo pão, mas não têm no coração o mesmo amor. Este é, como disséramos, o princípio de distinção entre as duas cidades no presente, tanto como será a causa de sua separação na eternidade."
            
   ( Tirado da página de Cleverson Antunes )

Nenhum comentário:

Postar um comentário