coração

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Obrigado...


OBRIGADO – PALAVRA QUE PODE TRANSFORMAR O MUNDO

"Eu tenho o costume dizer obrigado pra tudo. Diante de um favor que me é feito, diante de uma gentileza a mim oferecida ou até mesmo diante de um sorriso sincero. Não tenho dúvida logo digo obrigado. Gosto muito desta palavra, aliás cada vez mais em desuso, nos dias de hoje.
Entristeço-me ao perceber que tem se recorrido cada vez menos à esta palavratão doce e cheia de significado. E olha que não é somente entre os jovens que se tem usado pouco. Constato, com perplexidade que muita gente mais velha tem deixado de lado a tal palavrinha mágica.
Por que se tem dito cada vez menos obrigado? Tento explicar dando três razões:
1. As pessoas estão cada vez mais orgulhosas e acreditam que os outros têm que fazer mesmo aquilo que se propuseram a fazer. Dizem com empáfia: “É obrigação dela”. Por isso depois de passarmos todas as compras pela caixa do supermercado saímos dali como entramos, sem um mínimo gesto de carinho para com aquela moça que está sentada diante daquela caixa registradora o dia todo. Não nos damos o trabalho de esboçar um sorriso e dizer obrigado, afinal é obrigação dela me servir.
2. Os pais não ensinam mais aos seus filhos a dizer obrigado. É isso mesmo, eu já presenciei pais com seus pequenos diante de pessoas que lhe fizeram favores e os genitores nem pra dizer ao filhinho: “como é que se diz???” – entristeço-me ao ver mais um sendo criado sem a devida sensibilidade, mas afinal, ninguém pode dar o que não tem.
3. As pessoas não sabem o real significado da palavra obrigado. Isso mesmo. Eu perguntei para várias pessoas o que significava esta palavra. Todos responderam errados. Muitos diziam não saber porque se usava este vocábulo, uma vez que nas outras línguas usamos gracias, thank, merci e por aí vai. Ora, se eu não sei o que uma palavra significa, como posso usá-la? Para dizermos as coisas precisamos entender completamente os seu significado. Por isso quero que você entenda de uma vez por todas o que significa esta tão bela palavra – obrigado.
Considero a palavra obrigado a mais bela de nossa língua e explico. Obrigado vem da expressão latina ob+ligatus que na evolução natural para o português deu “obrigado”. Ob+ligatus significa que estamos ligados de alguma forma. Explicando melhor: ao dizer “obrigado” estamos declarando ao outro que o nosso coração está, doravante, ligado ao coração dele. Veja que linda expressão que soa como um verdadeiro juramento. Ao receber um favor, ao sentir-se valorizado, ao receber um presente ou ao se alegrar com a presença do outro, dizemos obrigado. Ao dizer esta “palavra mágica” estou declarando: de hoje em diante o meu coração está ligado ao seu coração. Dizer obrigado é fazer um pacto de amor e ao mesmo tempo se colocar à disposição do outro, afinal é um juramento de estarem pra sempre ligados.
A palavra tem um significado lindo e por isso deve ser usada sempre, mas para que esta expressão possa mesmo funcionar temos que fazer com que ela possa realizar aquilo que significa. Dizer obrigado é proposta de corações ligados pelo amor e pela construção de um mundo mais justo e bonito. Abuse da expressão obrigado. Diga sempre, repita-a no dia a dia, mas sobretudo viva e ensine a todos e principalmente aos seus filhos que esta palavrinha mágica tem o poder de mudar o mundo pois significa transformar o mundo através dos corações unidos no amor.
Obrigado por ler esse texto. Que fiquemos ligados pra sempre. O meu coração ao seu coração."

                                     (Padre Juarez de Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário