coração

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A FELICIDADE...


A pobreza, a miséria e o abandono não os tornou menos felizes do que você que às vezes tem tudo. A alegria vem da alma, nada do que é exterior poderá trazer felicidade plena.(Tarcísio Silva)
Photo : Piero Larini

A FELICIDADE NÃO É CRIADA´ (São Tomás de Aquino José Eduardo Bruno

«É impossível que a felicidade do homem esteja em algum bem criado. Porque a felicidade é o bem perfeito que acalma totalmente o apetite; senão não seria o fim último, se ainda ficasse algo de apetecível. Mas o objecto da vontade, que é o apetite humano, é o bem universal. Ora está claro que só o bem universal pode acalmar a vontade do homem. Isto, porém, não se encontra em algo criado, mas só em Deus, porque toda a criatura tem uma bondade participada. Portanto, só Deus pode encher a vontade do homem, como se diz no Sl 103(102), 5: “É Ele quem enche de bens o teu desejo”. Logo a felicidade do homem consiste em Deus só.» (Suma Teológica)



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Maria...


"Maria, mãe do colo de cada homem e mulher que anseia por um pedaço de ternura… gosto de te ver no chão da nossa miséria a dares comida à nossa faminta esperança. Gosto de ter ver nessa imensa pobreza que te habita e na grandeza que te inunda a alma.. Os "senhores do templo" colocaram-te tão longe que não perceberam que foi na planura da proximidade que te tornaste nossa mãe..."

               ( Dá linda página de João Torres)

No meio da noite..


No meio da noite eu brigo com a insônia, é uma saudade dolorida que vem sufocando, e assustando sem piedade o coração da gente!

                   - Eunice Alves-

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

NOSSA ÁRDUA ESPERA.


NOSSA ÁRDUA ESPERA POR DEUS


"Esperar estando aberto a todas as possibilidades é uma atitude extremamente radical perante a vida. É a certeza de que irá acontecer algo conosco que ultrapassa a nossa própria imaginação. É desistir de exercer o controle sobre o nosso futuro e deixar que Deus defina a nossa vida. É viver com a convicção de que Deus nos molda de acordo com o seu amor e não de acordo com o nosso próprio medo. A vida espiritual é uma vida em que esperamos vivendo ativamente o momento presente, esperando que coisas novas nos aconteçam; novas coisas que ultrapassam de longe as nossas expectativas e previsões. Essa é realmente uma tomada de posição radical perante a vida num mundo obcecado pelo controle."

  (Henri Nouwen - Dá linda pagina 
Eder Vasconcelos)

Deus é a minha paz.


"O que minha alma deve buscar, senão a Deus?
Mesmo mergulhado na Palavra, não me canso de buscar essa fonte inesgotável de sabedoria. Deus é a minha paz, a paz interior que me faz viver."                                                                                                                      

                                              (Tarcísio Silva)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Esse amigo é Jesus.


A sua humildade e o seu amor transforma o mundo!

                                            - Eunice Alves-

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SENHOR...


SENHOR, DAI-ME UMA FÉ OUSADA!


"SENHOR, sou muito jovem e quero te falar de minhas dúvidas e incertezas sobre a fé. Sei que não faz mal ter dúvida. Escuto sempre os adultos dizerem: “Não tenha dúvida, acredite”. Ajuda-me a dar este salto da dúvida para a fé sem que eu me quebre. Senhor, eu não posso continuar duvidando de tudo e de todos. Mas sei que não basta crer sem entender nada. Eu não quero viver na insegurança, na dúvida e na incerteza. Vejo tantos amigos meus perdidos por não saberem que caminho seguir. Suas vidas parecem ter perdido completamente a razão de existir. Mostra-me o caminho certo onde eu possa deixar a marca da alegria e da ousadia de ser um jovem cristão.
Pai querido, eu sei que escutas a minha prece. Sinto-me mais tranquilo em poder te dizer o que sente o meu coração. Concede-me clareza para viver com ousadia o dom da minha fé." Amém!

(Do livro: Preces para pedir o dom da fé - Tirado da linda página de 
Eder Vasconcelos)

Amar é...


"Amar é como emprestar sentido. É o mesmo que 
socorrer o outro de suas necessidades mais
profundas. Quando bem interpretada, a experiência
do limite nos impulsiona para a experiência do
cuidado. E cuidar é o mesmo que amar". 


                                       (Pe. Fábio de Melo)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Seu Lar.


No aconchego do seu Lar, na sua humildade, no seu amor pelo próximo, você transforma o mundo para a paz e o bem!

                                  - Eunice Alves-

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

AOS QUE DESPREZAM....


AOS QUE DESPREZAM OS POBRES E BAJULAM OS RICOS


"Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”, não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Mas vós desprezais o pobre! Ora, não são os ricos que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais? Não são eles que blasfemam contra o nome sublime invocado sobre vós? Entretanto, se cumpris a lei régia, conforme a Escritura: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, estais agindo bem. Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e a Lei vos acusa como transgressores" (Tiago 2,1-9 - 1ª leitura da Liturgia de hoje)

  ( Tirado da linda pagina Frei Beto Breis )

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Francisco e Clara.


"Francisco e Clara mostra ao mundo o rosto de Deus, Deus da vida, Deus do amor, Deus dos pobres, Deus nosso Senhor.

Tão pobre, tão nobre, Francisco de Assis, homem natureza, tão puro e feliz. Com tanta clareza com Clara de Assis, descobre o caminho do que o Cristo diz.

Francisco e Clara tem o segredo pra ser feliz, ser pequeno ser irmão, amar sempre, ser doação.

Francisco e Clara tem proposta pro querer de Deus, ser fraterno, ser ternura, o evangelho viver com vigor."


       ( Dá página Cantinho Franciscano )

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Que teu amor brilhe..


"Que teu amor brinque em minha voz e descanse em meu silêncio. Que ele passe por meu coração e transborde em todos os meus movimentos. Que teu amor brilhe como estrelas na escuridão do meu sono e amanheça em meu despertar. Que ele arda na chama de meus desejos e flua na torrente do meu próprio amor. Deixa que eu carregue teu amor em minha vida, assim como a harpa leva consigo sua música. No fim, eu o devolverei a ti com minha própria vida."

                               (Rabindranath Tagore)

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A dor..


A dor do passado por grandes mágoas, traumas, medos de pessoas que te feriaram; são raízes profundas no coração que ainda insistem a sangrar quando vagamente voltamos a lembrar.
                               
                                 - Eunice Alves-

sábado, 15 de fevereiro de 2014

O olhar à Mãe.


"Que possamos voltar o olhar à Mãe de Deus, Maria, nas bodas de Caná O seu olhar silencioso e perscrutador observa tudo e repara onde falta alguma coisa. E antes que alguém perceba e ocorra algum embaraço,ela já prestou a sua ajuda. Encontra meios e modos, dá as indicações necessárias, e isso tudo em silêncio, sem deixar perceber nada."

                      (S. Teresa Benedita da Cruz)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Tens alguns dom?


"Tens algum dom? Seja qual for? Todos tem! Ofereça-o em amor ao mundo...recebeste de graça, então de graça dai!
Nada é teu somente. Nada vindo dos céus pode ser comprado...
Jamais negocie a Graça.
Jamais a use como adorno.
Jamais construa sobre ela teus castelos.
De graça recebeste, de graça dai.
Sem elogios, sem discípulos, sem brilho.
Apenas o amor te cubra...te guarde...te mova...te pague.
Tens algum dom? Une-o aos de outros.
Não és grande, és parte. Não és escolhido, és irmão.
É a porção que te cabe na história do mundo.
Um único motivo há para seres quem és:
A partilha.
Desce da altivez das vaidades e te ajoelha, diante de Deus, e diante da dor de alguém."

  (Gi Stadnicki - Tirado da linda página de 
Waldemar Zambello)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Padre, obrigado...




"Talvez seja por isso que muitos dos que vêm a mim saem gratos mesmo quando me atrapalho nos conselhos. Às vezes não digo absolutamente nada de válido,e, mesmo assim, ouço: ''Padre, obrigado por ter me ajudado tanto!''.
Ouvir. Foi só o que pude fazer. Olhei tentei achar. Risquei o chão imaginário, encorajei,sem condenar. As pessoas já estão por demais condenadas. Não precisam de juízes que as indiquem ao inferno ou ao paraíso. Precisam apenas de alguém que tenham disposição de saber quem elas são, de que dores sofrem, de que cores gostam e que números calçam nos pés. Só depois disso o Evangelho é possível, palpável, concreto e existencial. Mora longe de mim a pretensão de impor um modo de viver. Isso porque Jesus nunca foi modelo impositivo. O que o tornava atraente era sua capacidade de mover o mundo por meio de proposta. Se quiser, se voltar, se amar. Sabia convencer sem impor, porque conhecia com profundidade os mistérios do coração humano. Só quem mergulhou nesses mistérios pode compreender e acolher o e o incoerente, o imperfeito, o precário e o ilógico. Já ouvi muito na vida. Assim se explica o meu choro de hoje. Nada em mim se apaga, mas se sintetiza aos poucos,pelo mistério de ser parte do tempo, de se histórico. Choram pelos que não significam muito, pelos que tocaram o fundo da solidão. Pelos que sofrem a dor não localizada, o incômodo não identificado. Permaneço a riscar a terra, imitando o homem que me inspira, o Deus que me santifica no processo de humanizar. Gostaria de ter acesso àquilo que ele escreveu no chão. Aquele bilhete, aquela fórmula ainda secreta, desconhecida e com certeza profundamente reveladora.
O único bilhete escrito de próprio punho pelo Cristo. Palavras escritas na terra, motivadas pela condenação pública de uma prostituta.
Entre o olhar serenamente indignado e o chão empoeirado da Galileia- por ele contemplado-, pairou opinião de Deus. Naquele pequeno espaço entre chão e olhos, uma sarça de significados ardeu sem se consumir. Deus escreveu na terra, pelo toque dos seus dedos, uma sentença de misericórdia.
Bendito seja o chão que se fez pauta para a poesia divina."
(Pe. Fábio de Melo - Tirado da página Maria Cristina Medeiros)
(Texto do livro: ''É Sagrado Viver'')
 — com Fábio de Melo.

Nós vivemos...


"Nós vivemos porque os outros existem. Não conheço ninguém que viva sozinho. Morremos... morremos sozinhos. Morremos na mais completa solidão, mas a nossa razão de existir é o facto de os outros também existirem. E isso tem a ver com os outros enquanto pessoas, enquanto almas, mas também enquanto corpos, enquanto olhares, enquanto vozes. Nós existimos porque existem outras vozes, existem olhos que nos olham…"

      ( Dá linda página de João Torres )

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Esperança de criança.


Esperança de criança

"O meu coração ainda tem esperança, 
pois ainda sou a mesma criança,
que nasceu para crescer, que cresceu 
para viver e que vive por aquilo
que sonhou um dia ser.

Ainda sou a criança, que acredita e que
tem confiança, que brinca e não se cansa,
que dorme num sono tranqüilo, sem
saber qual será o seu destino.
Que não se importa com o que não se vê,
que acredita no que não se sabe, seja
mentira ou seja verdade...

Ó linda criança que em mim mora, nunca
Deixarei-te-ir embora, tu és companheira da
minha lembrança, marca da minha infância e
motivo da minha esperança!!!"

                                       ( Ir.Carla )

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Senhor, na Tua presença.


"Senhor, na Tua presença eu deposito as minhas dores, o meu sofrimento, pela conversão das almas pervertidas, pelos sofredores e por todos os jovens que não querem saber de Ti.
Mas de modo especial quero que visites todos os meus amigos internautas, todos àqueles que interagem comigo, que rezam comigo, não importa Senhor, a distância, se tenho ou não contato físico com eles, o que importa é a Tua força poderosa invadindo a ala de todos eles...dando-lhes força e renovação no espírito.Atendei Senhor, a todos eles, principalmente àqueles que precisam de emprego, saúde e também àqueles que que se encontram em crise no matrimônio.Que enfrentam problemas nos relacionamentos.
Afugentai para longe deles toda a armação do inimigo!
Suscitai na igreja muitas e santas vocações para semear o teu reino neste mundo."                                                                            AMÉM!                          

                                (TARCÍSIO SILVA)

sábado, 8 de fevereiro de 2014

O verdadeiro Céu...


Seus olhos são o verdadeiro Céu...nele encontro a paz...e volto a minha infância onde eu esperava ansiosamente chegar a noite para ver o encanto do Meu Céu estrelado!

                               - Eunice Alves-

O profeta Isaías.


"O profeta Isaías faz-me um convite para «oferecer ao faminto a minha alma,/ e saciar a alma do oprimido». Trata-se de muito mais do que uma simples ajuda material. É um abraço entre duas almas, entre duas vidas, entre dois intensos desejos de viver, entre dois alentos de vida! "QUEM NÃO VIVE COMO PENSA, ACABA POR PENSAR COMO VIVE." Ainda estamos a tempo de ser mais SAL e mais LUZ..." 

                               ( João Torres)

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Francisco da minha vida.


Francisco da minha vida

"Francisco, pequeno e grande Francisco, tu continuas vivo entre nós.

Tu és o meu irmão, meu irmão mais velho, meu irmão modelo,meu irmão da roupa marrom, das chagas douradas na mão nos pés e no coração, apaixonado pelo Senhor Jesus.

Gosto de te contemplar erguendo os braços ébrio de amor, cantando os louvores do Altíssimo, Onipotente e grande Senhor!

Acompanho-te pelas ruas de Assis com o irmão sol que te aquece o rosto, pegando nas mãos a irmãzinha água tão casta e tão transparente, pisando na terra mãe que produz variedade de flores e frutos.

Gosto de ver teu olhar acompanhar os irmãos, os irmãos leprosos que chamavas de irmãos cristãos, olhando os irmãos que te seguem, todos eles que são filhos do Altíssimo.

Espreito-te ao jogares tuas roupas nas mãos de teu pai e a proclamares solenemente que o teu Pai está nos céus.

Aplaudo-te quando dizes que os teus seguidores serão menores e nunca hão de se alegrar, a não ser com o último de todos os lugares.

Vejo-te percorrendo as ruas e ruelas da meiga Assis dizendo a todos que o Amor não é amado.

Aprecio a tua coragem de partir sem segurança, sem sacola e sem dinheiro para dizer a todos os homens que chegou o Reino novo do Filho de Virgem Maria.

Recolho-me num cantinho e vejo que sais da contemplação com as chagas de Cristo Jesus nas mãos, nos pés e no coração.

Morro e renasço contigo quando cantas o salmo que fala que é preciso que Deus nos tire desta prisão.

Francisco de ontem e de sempre, Francisco da roupa marrom, Francisco da minha vida!"

           (Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Ao coração puro...


"Ao coração puro toda beleza dos mundos
Ao coração entregue: Harmonia, Equilíbrio, Liberdade
Ao coração justo: encontro, compaixão, fraternidade
Somos o Um somando, multiplicando, partilhando
Somos um coração cheio de graça, luz.benção"

                                        (Kwothinye)

Quando você tem fé.


"Quando você tem fé Deus não lhe abandona, Ele apenas deixa você enfrentar as tribulações e assim possa amadurecer essa fé."                                                                                                                                      
(Tarcísio Silva - Da página de Arquétipo Do Monge)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

"... acredito..


"... acredito que a nossa chance de sobrevivência é tornarmo-nos cada vez mais pequenos e levantarmos os pesos uns dos outros…" — em WAPA - Wide Angle Photographic Agency, Hugo Delgado.

  ( Dá linda página de João torres - Padre Missionário )

Meu segredo.


"Aqui guardei meu segredo, abri meu coração para emoção, perdi os passos e o sorriso. Mataram-me sem dó ou piedade. Renasci do dia do brilho do sol da vontade e da determinação. Encontrei meus passos e segui meu rumo na direção certa de que jamais seria infeliz." 

                                               (Edson Rufo)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Chorar não resolve.


"Chorar não resolve, falar pouco é uma virtude, aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo.
Para qualquer escolha se segue alguma consequência, vontades efêmeras não valem a pena,quem faz uma vez, não faz duas necessariamente, mas quem faz dez, com certeza faz onze. 
Perdoar é nobre, esquecer é quase impossível. 
Quem te merece não te faz chorar, quem gosta cuida, o que está no passado tem motivos para não fazer parte do seu presente, não é preciso perder pra aprender a dar valor e os amigos ainda se contam nos dedos.
Aos poucos você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar pro resto da vida e o que nunca deveria ter entrado nela.
Não tem como esconder a verdade, nem tem como enterrar o passado, o tempo sempre vai ser o melhor remédio, mas seus resultados nem sempre são imediatos."                                                                                     

 (Charles Chaplin - tirado da pagina Nossa Senhora de Medjugorje)

Humildade de Jacó...


"Receba assim mesmo o exemplo da humildade de Jacó, sua obediência, sua perseverança, até converter-se em luz que vê ao Pai do universo; foi chamado Israel."                                                                                            
 (Conselho de são Pacômio a um monge - Da linda página Jardim dos Monges)

sábado, 1 de fevereiro de 2014

"A vida, a vocação.


Da Mensagem para o Dia da Vida Consagrada 02 de Fevereiro 2014

"A vida, a vocação e a missão de quem se consagra a Deus, a exemplo de Jesus, deve também ser um farol que ilumina aqueles que vivem na noite escura, da ignorância e do desamor. Ajudar os homens e as mulheres do nosso tempo a se encontrar com Jesus e ter a alegria de carregá-lo no coração é a missão primeira de quem se consagra a Deus na doação total".

Dom Pedro Brito Guimarães 
Arcebispo Metropolitano de Palmas 
E Presidente da Comissão Episcopal para Vida Consagrada e Ministérios Ordenados da CNBB.


 (Tirado da linda pagina de Frei Lenivaldo Carvalho Ofm)

Verdadeiros amigos.


"A gente identifica os verdadeiros amigos, as pessoas essenciais na nossa vida no momento da muita alegria ou no momento de muita tristeza: são esses dois extremos que são capazes de revelar quem a gente ama de verdade. Quando você está alegre demais, aquelas pessoas que você gostaria de tê-las ao seu lado vendo as coisas que você está vendo.
Quando você está triste quais são as pessoas que você gostaria que estivessem ali segurando a sua mão? Aí você verifica os seus verdadeiros amigos."


                          ( Padre Fábio de Melo )