coração

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

EU SOU FRUTO DO AMOR DE DEUS!


Santa Missa do 30º Domingo do Tempo Comum – 29/10/17

Tema da pregação: EU SOU FRUTO DO AMOR DE DEUS!

I João 4, 7 e 8 – O amor vem de Deus. Se quisermos experimentar o amor de Deus precisamos percorrer a via de uma experiência profunda para purificarmos o conceito que temos de amor. Jesus é o próprio amor! A relação entre Ele e o Pai expressa o puro amor! Mateus 3, 17- a relação entre Jesus e o Pai é relação incondicional de amor entre uma pessoa e outra da Santíssima Trindade. Devemos primeiramente pedir a cura dos falsos conceitos que temos do que é o amor. Precisamos aprender com Aquele que é o Amor: JESUS CRISTO NOSSO SENHOR!
Mateus 22 – Amar a Deus, amar ao outro e amar a si mesmo. Precisamos entender esse tripé que é inseparável. 1- Amar a Deus sobre todas as coisas nós chamaremos do AMOR EM MIM – o amor de Deus que habita no ser humano. 2- AMOR POR MIM- amar a minha própria existência é uma experiência que vamos chamar de amor por mim. 3 – AMOR AO OUTRO – amor ao próximo, que é uma experiência que vamos chamar de amor ao outro.

1) Romanos 5, 5 – AMOR EM MIM - O amor é uma experiência que fazemos. Nós aprendemos a amar porque o amor está em nós. O amor com que eu amo foi dado por Deus! Você ama porque você é amado! Todo o amor que você tem por você e pelo outro foi dado por Deus anteriormente. Gênesis 1,26 e 31- Eu amo porque sou criatura amada por Deus. Quando um artista termina sua obra ele a contempla. A mesma coisa com Deus. Fomos criados por Deus que é amor, quando Ele termina de nos criar Ele vai dizer que é muito bom! Todo ser humano é depósito do amor de Deus! O amor se fez carne e habitou entre nós! João 13,1 – estamos no contexto da ultima ceia. Jesus não é poeta, nem teólogo, nem pregador: JESUS É O AMOR! Ele amou até as últimas consequências, amou até a morte! Aprendemos com Santo Agostinho que Deus nos amou para que tivéssemos amor com que amar! Você ama por causa do amor de Deus em você. Não podemos abrir mão desse amor, mesmo que você não queira: Deus te ama! Os ateus continuam sendo amados por Deus. Romanos 8, 38 e 39- nada e nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus. O amor de Deus é em mim e nada, nem ninguém poderá me separar desse amor! Uma vida de erros e pecados não apaga esse amor, mas ofusca esse amor e faz com que tenhamos uma falsa percepção desse amor. O pecado em um primeiro momento é prazeroso, mas quando chegamos ao fundo do poço pensamos: por que Deus me amaria se eu não valho absolutamente nada?? E aqui nos perdemos por completo porque o amor de Deus continua em nós (amor em mim) mas ofuscado pelo pecado. Deuteronômio 8,11- não se esqueça que do amor que o Senhor tem por você. Quando ofuscamos esse amor perdemos o sentido de amar a nós e ao próximo. Quem ama coloca regras e limites! Tem que ter regras em casa, no casamento, no noivado, no namoro, na igreja, na educação dos filhos. O mundo é baseado em normas e regras. Você não pode fazer tudo comigo em nome do amor, porque isso não é amor, é coisificação do ser! O pecado não anula o amor que Deus tem por mim, mas ofusca e eu caio no esquecimento, que é danoso para minha história. A pior coisa nessa vida é esquecer do amor que Deus tem por nós. Podemos ser rejeitados até pelos nossos pais, mas o amor de Deus vai curando essa rejeição no âmago, na essência do nosso ser. Nunca poderei esquecer o quanto sou amado por Deus, é o amor de Deus que dá sentido a minha vida!

2) Mateus 22,39 – AMOR POR MIM – é o amor próprio. A pergunta central dessa noite é: o quanto você se ama? Respondemos com atitudes concretas. Amor próprio é quando eu reconheço que o amor está em mim. Eu vou ofertando esse amor a todas as circunstancias da minha vida. Você conhece quando a pessoa se ama a partir do cuidado que ela tem com ela mesma. Quanto eu me cuido, quanto eu me respeito, quanto eu amo dizem sobre meu amor próprio. Quanto tempo faz que você não vai ao médico, como está sua pressão arterial? Como está tua vida, teu organismo? O que você lê, o que você acessa? Quanto tempo você passa em frente à internet? Quais são seus programas, com quem você anda? Quem você permite que entre na sua história e na sua intimidade? Não tenho obrigação de carregar lixo de ninguém e nem de carregar gente folgada nas costas uma vida inteira! Eu sou muito mais do que os outros podem me ver e falar ao meu respeito. O amor que está em mim foi dado por Deus e move em direção a mim mesmo e depois em direção ao outro. Repito: por mais pecadores que sejamos o amor de Deus estará sempre habitando em nós! Eu sou templo do amor de Deus! Quando se tem amor próprio nós temos mais facilidade de reconhecer nossos limites e nossas fraquezas. Não é feio perceber nossas fragilidades, rachaduras, porque somos potes de barro! Reconhecer que se é fraco é poder trabalhar nossos limites. Quando trabalho a superação dos meus defeitos faço brilhar o amor de Deus que está em mim! Quando trabalhamos nossa fraqueza e nossos pecados esse amor começa a brilhar, a refletir! EU SOU REFLEXO DO AMOR DE DEUS! O amor de Deus repercute dentre de nós. O respeito que tenho a Deus é demonstrado quando respeito a mim mesmo. Você se ama? Se respeita? Se cuida? O dia que você aprender a se respeitar você não vai permitir que tentem te transformar no que você não é ! O dia que você aprender a se amar não vai permitir que te tratem de qualquer jeito porque você é território sagrado, você é solo santo, você é templo do Espírito Santo! Se quiser entrar na nossa vida que entre com respeito porque somos filhos amados de Deus! Quando a gente não se cuida, não se respeita, não se ama, o outro percebe e vai se encostando na gente e vai brincando com nossos sentimentos e sai da nossa vida de qualquer jeito também. Você tem que por limites! O quanto você se ama e se respeita é o quanto você se cuida!

3) Mateus 22,39- O AMOR AO OUTRO! Para eu amar a Deus e ao próximo tenho primeiro que amar a mim mesmo. Uma criatura que é amada por Deus precisa ser amada por mim também. Eu não sei se você tem animal de estimação na sua casa, mas se você não se ama, não tenha!! Quando você vê um animal cheio de pulgas e carrapatos nos sol você vê que ele é o reflexo de quem o cuida!! Quando você vê uma mulher casada com dor durante a noite e o marido que se nega em levá-la ao hospital, você vê a falta de amor ao outro no marido. O amor em mim me move em direção ao outro, não interessa se o outro é negro, espírita, ateu, homossexual, não interessa nada! Se Deus ama meu próximo eu devo amar também! Somos fortes julgadores, mas quando o tema é amor, só amamos da boca para fora! Quando alguém começa um relacionamento precisa se amar para não levar lixo para o outro! Tem gente que diz para o outro: se você não ficar comigo não fica com mais ninguém, eu te mato! Isso não é amor, é loucura! Quando digo EU TE AMO – preciso conhecer quem é esse EU, preciso ter amor próprio. Como vou cuidar se não me cuido? Como vou ter confiança se não confio em mim? Se eu não me perdôo eu não perdôo ao próximo e jogo as culpas em Deus. Você ainda vai errar muito nessa vida. Quem está vivo vai errar porque errar faz parte da existência humana.

Conclusão: posso amar ao próximo porque Deus me amou primeiro. Você é não é fruto do acaso. Você é fruto da experiência do amor da Santíssima Trindade. Você é território consagrado a Deus. Eu posso amar porque o amor de Deus está em mim e quando eu me amo eu posso direcionar esse amor ao outro! Esse amor me move em direção ao outro! O amor de Deus não pode se limitar a uma pregação, precisa ser pregado com atitudes e exemplos. Eu mostro para meu irmão o que é o amor de Deus quando eu naquele momento com atitudes concretas através do amor em mim eu exercito o amor a ele. Aquele abraço que eu não dei, aquela mágoa que eu não ouvi, em tudo isso eu deixar de contar para a pessoa que Deus a ama. Quantos de nós já mudamos nessa vida? Quanto você já mudou ficando mais humano, mais humilde, mais correto? As pessoas já começaram a perceber que em momentos que você seria rude você se mostrou sensível e nesse momento você está exercitando o amor de Deus em você! Não adianta dizer ao irmão que passa fome e te pede comida sobre o amor de Deus e não ter atitudes concretas.... primeiro sacie a fome do irmão! Amor é exercício diário, amor de Deus nos ensina a nos amar e amar aos outros do jeito certo! Antoine de Saint- Exupéry no livro O Pequeno Príncipe nos ensina que cativar é criar laços e assim: “TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS!” O amor de Deus nos cativou e é esse amor que deve fazer com que eu exerça o amor próprio e ao mesmo tempo o amor ao outro! Você precisa exercer o amor e o cuidado a quem você cativou, você agora é responsável por essa pessoa. Mas lembre-se: não posso dar o que não possuo, por isso, comece se amando, se cuidando e se respeitando, porque assim todos saberão que você tem amor no seu coração verdadeiramente, ao contrário, é só um discurso bonito!

--Padre Fernando Henrique Guirado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário