coração

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

POR FAVOR DEIXA-ME CHORAR!


31º. Domingo do Tempo Comum – Missa por nossa Cura e Libertação 05/11/17

Tema da pregação: POR FAVOR DEIXA-ME CHORAR!

Mateus 5,4 – na Bíblia pastoral está escrito: Felizes os aflitos – vamos trocar por: Bem aventurados os choram porque serão consolados! Vamos dividir essa pregação em dois momentos. O primeiro momento dessa pregação é: BEM AVENTURADO OS QUE CHORAM- aprendemos muito quando crianças frases como: engole esse choro, para de chorar, homem não chora, os machistas vão dizer que choro é coisa de mulherzinha... Aí você vê um camarada há dois mil anos atrás, reunido com outros doze camaradas e uma multidão naquele contexto social da época que diz: Bem aventurados os que choram... Do ponto de vista científico o choro é resultado de fenômeno neurológico e do ponto de vista dialógico podemos dizer que o choro é uma forma de comunicação poderosa, que expressa sentimentos. Você chora de alegria, de tristeza, chora quando não há mais nada a dizer... por favor deixa-me chorar! Existem lágrimas espontâneas, naturais e existem aquelas que não cessam nunca e podem indicar um desequilíbrio psíquico como, por exemplo, a depressão. As lágrimas estão ligadas a nossa existência humana. Chorar faz bem para a saúde. Do ponto de vista clínico existem lágrimas saudáveis e lágrimas que apontam uma doença psíquica ou física. Chorar traz alívio. As vezes só está faltando você chorar para você sentir paz! Muitas vezes estamos com aquele nó na garganta e chorando ficamos “relax”. Engolir choro reprime nossas emoções. A pior experiência humana é ser reprimido. Abra a boca e chora, simples assim! Chora que é bonito!

Salmo 126, 5 e 6 – quantas vezes você já andou chorando desesperado e depois voltou feliz? As lágrimas irrigam nossos sonhos, fecundam nossos desejos mais profundos. Por favor, chore! Deixe seu coração fluir como água e nunca, jamais pare de chorar! Esse tempo contemporâneo, robotizado, a era da máquina, é um tempo bom é claro, mas tenta roubar nossos sentidos e sentimentos. Você foi criado à imagem de Deus e Ele também tem sentimentos. Nós temos sentimentos, vivemos e fluímos. Sensibilidade – latim sentio- significa eu sinto, eu tenho sensações, eu tenho empatia, me coloco no lugar do outro. Nós julgamos o outro com muita facilidade. Amamos comentar a vida dos outros, apontar o pecado dos outros até em rede social, mas não gostamos que comentem a nossa vida, que apontem os nossos pecados. Falta em nós empatia, não fazer com o outro o que não gostaríamos que fizessem conosco. Nosso Deus não vinga, não manda para o inferno... Deus é sensível, é amor, é empático, tanto é verdade que se colocou no nosso lugar na Cruz! A cruz é o maior símbolo da empatia. A cruz era minha, era sua e Jesus colocou-se no nosso lugar! O que me faz ser adorador, o que me faz ser cristão é saber que Jesus chorou, que demonstrou como ninguém em uma época de cultura tão complexa o que é ter sentimentos. Lucas 19,41 – Jesus chorou porque aquele povo não se converteu, mas suas lágrimas eram de amor. João 11, 35 e 36 – Jesus chorou. E nós choramos por quem amamos sim! Nós choramos quando as coisas não vão do jeito de deveriam ir. Chorar nos humaniza, nos abastece. Chora porque é forte, porque é gente, porque é humano! Não tenha medo de ter amigos, de amar de verdade! Você sabe o que essa pessoa significa para você, expresse sim seu sentimento. Cada um fala o que quiser, cada um pense o que quiser ao meu respeito. 
Augusto Cury chama Jesus de: o mestre da sensibilidade, o Deus que chora! Eu estou encantando porque Deus chora!! Deus tem sentimentos, Deus os guarda em seu coração. Existem lutos em vida também, quando rompe-se a vinculação com que se ama, chore e chore com gosto! Homem que é homem chora! Chora porque é homem e chora porque é humano! Quem não exercita as lágrimas desumaniza-se, torna-se uma pessoa fria... a Palavra de Deus nos leva o tempo todo a não nos reprimir. O psicopata tem dificuldade de chorar e de expressar sentimentos. Lágrima humaniza-nos! Bem aventurados os que choram – bem aventurados são felizes, aliviados, espiritualizados, são os que têm o dom, a capacidade de chorar! Chorar é terapêutico! As pessoas que mais sofrem são as que não choram, tem gente que tem muita dificuldade em chorar. Chorar faz muito bem, obrigado! Deixemos nosso coração fluir como água. O depressivo fica angustiado, preso, se corroendo todo santo dia. No que você está se transformando? Você já nem sabe mais quem é você! Eu não tenho medo de ser estranho para os outros, eu ficaria muito preocupado se eu não conhecesse mais, se eu fosse um estranho para mim mesmo! Chore, mas chore muito em qualquer lugar, chore com gosto! Tua lágrima pede liberdade, deixe-a correr, deixe-a te aliviar! Senhor Jesus dai-me o dom das lágrimas para que eu possa curar todas as doenças profundas da minha alma!

2º. Momento da pregação – PORQUE SERÃO CONSOLADOS – nós descobrimos que as lágrimas fazem parte. Quando você chora você tem uma força tão profunda que você chama a atenção de Deus, Apocalipse 7,17. Em Apocalipse 21,4 diz que Deus vai enxugar todas as suas lágrimas, Ele mesmo! Então chore porque suas lágrimas chamam a atenção de Deus! Bem aventurados os que choram porque serão consolados... quando choramos temos um Deus que nos consola. João 20,15 – quando você chora Deus pergunta para você porque você está chorando. Deus mata nossa fome de amor! Deus está preocupado com suas lágrimas. Todas as vezes que você estava no seu quarto sozinho chorando, Deus estava lá te consolando! Lucas 7,13 – Deus diz: eu estou aqui para te consolar, já interpretei suas lágrimas. O verbo consolar, na língua hebraica significa devolver o fôlego. Deus devolve o respiro profundo. Consolar na Bíblia significa presença de paz que nos acalma. Mateus 5,4 – disse Jesus aqui: Felizes os que choram porque serão acalmados por Deus! Veja em João 14,16- o Espírito Santo de Deus – o Paráclito – o que advoga – o significado da palavra advogado na língua grega é muito lindo: é aquele que está ao meu lado me consolando. Bem aventurados os que choram porque serão consolados, é uma das qualidades do Espírito Santo, nos consolar. Ele quem me consola e enxuga minhas lágrimas. Nenhuma lágrima sua foi em vão, nunca foi! Se hoje as coisas estão dando certo na sua vida não tenha duvidas que todas as suas lágrimas foram recolhidas por Deus e agora Ele as semeia na sua vida. Todas as vezes que você chorou, chora e chorará não tenha dúvidas que três lenços te enxugaram: do advogado Espírito Santo, do advogado Jesus Cristo e da advogada Virgem Maria! Quem chora nos braços desses três advogados ainda vai rir muito na vida porque onde entra o Espírito Santo a felicidade fecunda! Para eu terminar, o filósofo e teólogo Soren Kieerkigard nos ensina que Jesus Cristo nos dá a si mesmo! Tem gente que aproveita um momento de dor para dar lição de moral. O que precisa é se dar nesse momento à pessoa que sofre. Se não tem abraço para dar a essa pessoa que sofre, vaza e cai fora!

Lucas 7,36- as pessoas amam falar mal do pecado dos outros. Dentro da igreja tem gente hipócrita para caramba. Os fariseus estão mais vivos do que nunca. Dentro da igreja tem gente que apelida os outros com apelidos pejorativos – Salmo 1,1-3 diz que maldito é aquele que se assenta em roda de zombadores, teu Deus é que vai gargalhar depois! Essa mulher lavou os pés de Jesus com lágrimas e enxugou com seus cabelos. Jesus é o consolador, o reconciliador, que me pega triste e me faz feliz, me pega pobre e me enriquece!

Conclusão: chorar significa esvaziar-se, esvazia seu coração, seu pecado, sua miséria. Quanto mais você chora mais purificada sua alma fica e Deus pode consolar você! 
Mateus 5,3 – Quando reconheço minha pobreza e minha miséria Deus me enrique com o seu amor!! Quando eu reconheço que estou preso no passado, Deus reinaugura o meu presente! Quando eu abro o meu coração e choro, Deus me consola! Quando eu grito para Ele que estou com fome ele me alimenta pela Palavra e pela Eucaristia! Só vai entender o que é felicidade quem já viveu a tristeza, só vai entender quem é Deus, quem encontrou o Filho Dele , Jesus Cristo! Nada nem ninguém nessa vida poderá te fazer feliz, realizado do que Jesus de Nazaré! Se hoje você se encontra aqui até o final desse missa você se sentirá feliz porque ELE ESTÁ AQUI PARA TE CONSOLAR!! Quando alguém encher a sua orelha porque está chorando diga: eu choro sim porque todas as vezes que chorei eu senti Deus me abraçando e me consolando!! E saiba que todas as suas lágrimas se transformarão em alegria!! Perca tudo nessa vida, só não perca a dimensão do amor que Deus tem por ti!!!

Padre Fernando Henrique Guirado
Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário