coração

sábado, 6 de outubro de 2012

S. Bruno...



SANTO DO DIA: São Bruno, presbítero; Beato Adalberon de Würzburg, Bispo

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Francisco de Assis
(1182-1226), fundador da Ordem dos Frades Menores
1ª Regra, § 17

«Bendigo-Te, ó Pai, Senhor do céu e da terra»

No amor que é Deus, suplico a todos os meus irmãos - aos que pregam, aos que oram, aos que trabalham manualmente, aos clérigos e leigos - que cultivem a humildade, em tudo: que não se gloriem, que não exultem nem se orgulhem interiormente por boas palavras e acções, nem mesmo por algum bem que Deus tenha dito, feito ou cumprido, neles ou através deles. Pois o Senhor diz estas palavras: «Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem». Convençamo-nos disto com firmeza: apenas são nossos os erros e os pecados. [...] Aquele que é dócil ao Espírito do Senhor deseja mortificar e humilhar esta carne egoísta; cultiva a humildade e a paciência, a simplicidade pura e a verdadeira paz de espírito. [...]

Ofereçamos todos os bens ao Senhor, Deus altíssimo e soberano: reconheçamos que todos os bens Lhe pertencem; demos-lhe graças por tudo, pois é d'Ele que procedem todos os bens. Que Ele, o altíssimo e soberano Deus, o Deus único e verdadeiro, receba e obtenha todas as honras e todo o respeito, todos os louvores e bençãos, todo o reconhecimento e toda a glória: pois n'Ele está todo o bem, e só Ele é bom (Mc 10,18).

E nós, pela nossa parte, quando virmos ou ouvirmos maldizer, bendigamos; quando virmos fazer o mal, façamos o bem; quando ouvirmos ou virmos blasfemar, louvemos o Senhor, que é bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário