coração

sábado, 28 de maio de 2016

APAIXONEI POR UM HOMEM QUE É “UM” DEUS.


APAIXONEI POR UM HOMEM QUE É “UM” DEUS. 
E AGORA?

"Deus é de uma Beleza sedutora. É de um Amor tal que é impossível não se apaixonar por ele. Ele não é invisível de modo que seja oculto ou imperceptível. Ao contrário, ele se deixou ver no rosto de Jesus, o Cristo. Sua beleza é atraente não porque ele tem um rosto, mas porque seu rosto paradoxalmente é humano, igual ao meu e ao teu. A grandeza de sua beleza não está apenas em ver Nele o meu rosto, mas em poder reconhecer no Seu rosto todos os rostos. Todos os rostos significar dizer o rosto de todos os homens, mas, também, os rostos de cada um. O rosto esperançoso da criança que nasce em Belém. O rosto dos que se alegram nas bodas de Caná. O rosto dos incompreendidos diante de Sinédrio. O rosto dos sofredores no alto da cruz. O rosto dos que choram na morte do amigo Lázaro. O rosto dos que ressuscitam a cada dia em que a pedra do sepulcro é arrolada. Quem é que nas circunstâncias da vida não teve ora este, ora aquele rosto? No Seu rosto encontro os meus rostos e o rosto de todo mundo. Olhando para este Rosto, me apaixonei. Me senti atraído. Não porque nele vi o meu rosto, senão seria narcisismo. Mas porque no seu rosto encontrei todo amor que já existia e que só agora pude contemplar. Agora entendo as palavras do profeta: “seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir”. No seu Rosto vi o amor que antes não enxergava. Contudo, a minha paixão foi por muito mais: eu não apenas vi o rosto do amor, mas eu fui visto pelo amor dos olhos de seu Rosto. Agora entendi porque Pedro chorou quando foi fitado pelos olhos de Jesus após negá-Lo: era o mesmo olhar de amor no Rosto da Misericórdia. Jesus olhou para Pedro com o mesmo olhar de amor quando o chamou a segui-lo pela primeira vez. Nada mudou no olhara de Jesus, apenas sua afeição: um rosto que agora clama por um amor ainda maior, um rosto que diz a Pedro: ‘tua negação deu-me motivos para amar-te ainda mais’. É o Rosto da Misericórdia. Do Deus que é amor. Amor que “se fez carne e veio habitar ente nós” e que tem um Rosto cuja beleza atrai todos para si. Amor que ama porque sendo a plenitude do amor não pode não amar e, portanto, jamais deixará de nos amar. Eis a Beleza. Mas Ele nos ama mesmo quando não O amamos. Eis a Misericordiosa Beleza. Ele nos ama porque veio até nós num humano Rosto de Misericórdia. Sua Beleza me atrai porque não trai. Me apaixona, me aproxima, me faz ver quem eu sou: o eternamente amado pelo eterno amor. Na sua beleza encontro a minha: é o Amor que me fez amor. Eu O amo, como amado por Ele eu sou. Estou apaixonado por um Deus que se fez homem. Por um Deus que se fez o que eu sou. Por um Deus que primeiro me amou." 


                                 ( Pe. Ronaldo Miguel )

Nenhum comentário:

Postar um comentário