coração

quarta-feira, 19 de março de 2014

São José é justo.


"São José é justo. Assim o conhecemos como o homem corajoso que assumiu, na sua vida, o caminho que Deus lhe propusera.
São José é santo. Viveu em tudo a santidade à imitação daquele a quem Deus o confiou sob seus cuidados.
Gosto de falar de  São José lembrando que sua vida foi marcada por quatro esses (S). Quatro atitudes corajosas resumidas em quatro palavras retratam a vida deste grande santo homem.

1.     SILÊNCIO: José é homem do silêncio. Basta procurar na Sagrada Escritura e você verá que José fala pouco e raras vezes a Bíblia o citará. Em Toda Bíblia veremos somente algumas palavras vindas de sua boca. Diz apenas aquilo que é necessário e quando diz, se deixa ser inspirado por Deus. O silêncio é próprio dos santos e daqueles que buscam a santidade. Falar menos para escutar mais a Deus. Falar menos para não incorrer no erro do preconceito e do juízo temerário. Falar menos para não perder tempo com palavras que não edificam. Quando se fala pouco, esvazia-se se o coração para preenchê-lo com Deus.

2.     SABEDORIA: José é sábio e sua sabedoria é evidente quando, percebendo que o que acontecia em Maria era obra de Deus, busca uma maneira de protegê-la, mesmo que isso lhe custasse a sua reputação e a própria vida. Pensa em abandoná-la para que as pessoas não julgassem mal aquela que ele sempre amou como esposa e que amaria mais como mãe do Salvador.

3.     SIM:  O sim de Maria vem acompanhado do sim de José. Se Maria disse sim ao projeto de Deus, foi necessário que Jose assumisse o mesmo projeto. Tendo total liberdade para escolher, José, escolheu ouvir a Deus e realizar o projeto Dele tornando-se pai adotivo de Jesus e acolhendo Maria como esposa para proteger o Menino Deus. Renunciou aos projetos pessoais para assumir o plano de Deus. Deixou de ser pai de uma numerosa família para ser pai no lugar do Pai, e assim educou, protegeu e amou Jesus.


4.     SONO: Diz a Escritura que: “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” (Mt1,24). José desperta do sono para fazer a vontade de Deus. O sono é um simbolismo bíblico que nos lembra a morte e a indiferença para as coisas de Deus. Por isso você já viu, em muitas torres das igrejas, aquela figura do galo a nos lembrar que devemos despertar do sono e acordar para a salvação. José não se deixa levar pelo sono letárgico e acorda para realizar a vontade de Deus.

Deus se fez hospede na casa de José quando se encarnou e veio habitar entre nós. Deus, hoje, quer ser hóspede na sua casa assim como o foi na casa e na carpintaria de José."

                                                   (Padre Juarez de Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário