coração

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Deserto e crise caminham juntos!


Santa Missa🎚- 22/07/18
Síntese da homilia :

 Evangelho de São Marcos 6, 30-34: Quem de nós nunca disse : estou passando por um deserto ... Deserto tem conotação de crise e todos já passamos ou estamos passando por um deserto. Não disse que vamos permanecer , é passagem . Deserto e crise caminham juntos!
Crise na língua grega tem conotação de decisão , “determinado estou”, a crise nos faz tomar decisões importantes em nossas vidas.
Crise na língua portuguesa está ligada à palavra crivo. Na crise passamos por momentos de mudanças e precisamos passar pelo crivo ou seja peneirar a nossa história, precisamos jogar fora mesmo o que atrapalha nossa vida.

Versículo 30- volte sempre para junto de Jesus ! A nossa crise não passa porque durante ela permanecemos longe de Jesus ! O tempo de crise é tempo de voltar a Jesus !!!
Na presença de Deus não tenha medo de rasgar o seu coração e seus problemas , contem tudo , sem reticências ...não podemos muitas vezes abrir nosso coração em casa, na igreja, corremos o risco de sermos julgados, difamados e caluniados ...
Com Jesus isso não acontece ! Palavras não ditas nos adoecem ...Deus quer me escutar ! Na presença de Deus posso rasgar o meu coração !

Versículo 31- na crise nós precisamos descansar o nosso fardo . Qual o fardo que você carrega? Quantos de nós não podemos ser nós mesmos e carregamos um fardo de um monte de personagens na sociedade por medo do julgamento dos outros. DEUS TEM COLO PARA VOCÊ E PARA MIM !!
As pessoas gostam da gente quando temos algo a oferecer , o dia que não tivermos mais simplesmente vão nos anular, não se iludam !
Às vezes não temos tempo para sermos felizes , para ser a gente mesmo , para ir à igreja... e o nosso Deus nos espera todos os dias para nos dar colo !
Você precisa tirar da sua vida o que não é essencial para sua felicidade , são coisas que você pode muito bem viver sem . Não é pecado você se afastar de pessoas tóxicas que te fazem mal . Diz um teólogo espanhol que é uma pena que o ser humano viva o mascaramento e não a sinceridade na sua vida .
Com Deus maquiagens e máscaras não funcionam ! Ele nos conhece e ainda assim nos diz : vinde a mim os que estais cansados e vos aliviarei.

Versículo 32- barca é o símbolo da igreja . Quando você estiver passando por um grande deserto , uma grande crise , vá até o sacrário e fique a sós com o seu Deus .
Deus te espera todos os dias para poder lançar a ÁGUA VIVA nos desertos da tua existência humana !
Está em crise? Está com problema ? Corre para o sacrário , se não tem o que falar , chore apenas ! Deus é poeta e intérprete das nossas lágrimas.

Versículo 33- não pense duas vezes : onde está Jesus , chegue você primeiro ! Jesus é o libertador , o salvador , o médico dos médicos ! Augusto Cury o chama de psiquiatra por excelência .
Para onde você tem andado na sua crise ? Talvez longe de sua igreja, longe do altar , longe da comunidade , por isso esta crise não passa nunca !!ESTEJA ONDE ESTÁ JESUS !!!

Versículo 34- é na crise , é no deserto que posso experimentar duas coisas em Deus :

• posso provar um Deus que me vê com o coração . Pior do que palavras a seu respeito que fomentam , que fofocam , é ser olhado com olhar de reprovação . Os nossos olhos falam muito mais do que nossas palavras .
Jesus olhou para aquela multidão sedenta com olhar maternal , compassivo. É assim que Ele olha para você !
Compaixão é tirar os olhos do próprio umbigo e olhar ao arrebol . É preciso ter também auto-compaixão , peneirar o que te faz mal . Você tem que ser o primeiro a se respeitar , é você quem vai dizer para aquele que te perturba : na minha vida você não vai mais jogar lixo porque na minha vida tem Deus que me olha com amor e então eu também vou me olhar com amor ...

• Deus reinterpreta, Deus restabelece a saúde. Está em crise , está no deserto ? Como você encara teu deserto e tua crise ? Tem pessoas que olham para o problema como se fosse o fim , daí acabou !!
Naquele deserto tinha um terapeuta chamado Jesus que nos ensina através da palavra e do olhar que o deserto é o começo , é o ponto de partida de uma vida nova.

Deserto tem a ver com crise que tem a ver com decisão que tem a ver com crivo que tem a ver com peneira . Chegou a hora de começar a peneirar a sua vida , a sua história. Chegou o momento de se afastar de tudo que não te traz felicidade, que não te traz saude, que não te faz bem !
Entre na barca , vá a um lugar a parte (sacrário) e beba a fonte de Água Viva que é o ESPIRITO SANTO!!!
O deserto só vai passar se você tiver consciência que tem que fazer diferente, se você não mudar sua vida será sempre vazia , sem cor, sem brilho...
DEIXA JESUS TE OLHAR COM O CORAÇÃO E DIZER : FILHO, NESSE DESERTO QUE VOCÊ PASSA, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO, EU ESTOU CONTIGO!!! “

Padre Fernando Guirado

Nenhum comentário:

Postar um comentário