coração

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

SEJA SEMPRE PRESÉPIO !


SANTA MISSA DO NATAL - 24/12/18
Síntese da homilia:

SEJA SEMPRE PRESÉPIO !

Quando você olha o presépio é natural que você fique contemplando suas figuras, José, Maria, o menino Jesus, os magos, os animais... mas hoje eu queria convidar você a se colocar no lugar dessas figuras, que você possa se identificar com elas para revivermos na prática a encarnação do Verbo e Salvação de toda humanidade.

Jesus foi colocado em um cocho.
Entendemos que cocho era o lugar onde era colocado os alimentos para os animais. O boi e o asno símbolos de serviço – o boi arava a terra, o asno transporte de cargas e pessoas. O boi e o asno representados no presépio simbolizam o trabalho forçado mas também o cansaço e estavam presentes naquela noite fria em Belém. Eles ajudavam a aquecer Jesus.
Talvez você tenha chegado aqui hoje 24/12/18 cansado, esgotado, ano em que o país enfrentou uma crise absurda, um ano de noites e noites perdidas pensando no que fazer, talvez muitas e muitas vezes você tenha dormido de tão cansado que estava nos bancos dessa igreja durante a missa, mas o importante é que você estava aqui...
Aprendemos aqui que os animais aqueciam Jesus no presépio, agora é o inverso. É O PRÓPRIO JESUS QUE NOS REAQUECE, NOS REANIMA! Vinde a mim vós que estais cansados que Eu vos aliviarei, diz a Palavra em Mateus. Você está terminando o ano porque a misericórdia de Deus te ajudou a chegar até aqui.

Em todo bom presépio você vai encontrar os pastores: homens generosos e simples também. No Oriente era comum encontrarmos pastores. Eram homens de solidão e de silencio. Aprendemos com eles que Natal é noite de silêncio para que eu escute o filho de Deus, é noite de solidão junto a Jesus.
Pastores têm ovelhas, assim como você. Pastor lembra de cuidado, de responsabilidade. É muito provável que você seja responsável por alguém, se você é pai e mãe, você é responsável pelos filhos, se você é empresário você é responsável pelos seus funcionários, nós padres somos responsável por nossa comunidade... mas você também pode estar passando por um natal em que sua ovelha esteja machucada, ferida e você também está ferido por isso porque os pastores sentem as dores das ovelhas. Jesus é o BOM PASTOR e nós somos suas ovelhas. Jesus cuida de mim, cuida de cada um de nós!

Temos também os magos: simbolizam os cientistas, os intelectuais da época. Você pode ter bons diplomas, mestrado, doutorado, ser muito intelectual, mas ao mesmo tempo ser uma pessoa infeliz porque se transformou em um racionalista, cientista e acha que a ciência tem todas as respostas e a fé é uma grande bobagem. Esses magos seguem uma estrela e ela os conduz até Jesus e para nos aproximarmos dele precisamos ter fé! É preciso que nossa razão dialogue com a fé. João Paulo II ensinava: fé e razão sempre em equilíbrio. Pés na terra com o coração no céu! Acolher Jesus para os simples significa saber que eu não sei nada, para os sábios significa saber que não sabem tudo.
Tempo de natal é tempo de mudarmos a nossa direção. Talvez nesse ano você possa ter sido a estrela guia de alguém. Quantas pessoas você trouxe esse ano para a igreja? Se não trouxe ninguém é um grande perigo! Quem foi a estrela guia que te trouxe de volta para Jesus? Aprendemos com os magos que devemos prostrar diante de Jesus e adorá-lo. Os presentes dados pelos reis magos foram ouro, incenso e mirra. O ouro porque Jesus é Rei, a mirra é em alusão a morte de Jesus e o incenso porque Jesus é o Sumo Sacerdote. E havia também um quarto presente. Qual era?? VOCÊ!!!! É o seu coração que Ele quer!

JOSÉ - tinha aproximadamente de 32 a 35 anos. Com José aprendemos a generosidade, a responsabilidade. Ele era um homem sonhador. Homens: não desistam dos seus sonhos, dos teus projetos por mais malucos e absurdos que pareçam ser! Olhando para José naquele presépio nos encantamos por José. A missão dada a ele era até assustadora. Grandes homens têm grandes missões nessa terra. Não tenha medo de assumir aquilo que Deus sabe que você é capaz! Não tenham medo! O medo nos paralisa e nos deixa impotentes.

VIRGEM MARIA - com ela aprendemos a dizer SIM a Deus. Quantos NÃOS você deu a Deus esse ano? Alguns dizem que trabalhar na igreja é bucha. Toda missa de domingo que nós faltamos nós falamos NÃO para Jesus. Falta crer, falta compromisso! Quando a água bate na bunda daí corremos para a igreja. O SIM de Maria tem que me educar. Quando eu olho para o presépio eu me encanto com essa mulher que deu SIM a Deus e ao plano salvífico da humanidade. Toda missa que você faltou, agora é hora de pedir perdão e se converter, mudar de vida! O churrasco, a picanha, os amigos, a festa não vão te salvar não, quem vai te salvar é JESUS CRISTO DE NAZARÉ!

Cocho, manjedoura e Menino Jesus – na estrebaria tinha palha, tinha sujeira, tinha água parada. Nem sempre nosso coração é palácio, casa bonita, apartamento aconchegante.
Muitas vezes nosso coração é cocho sujo, impuro, mas Jesus quer nascer! O nosso pecado não causa nojo em Jesus, muito pelo contrário. Ouvimos na primeira leitura que a luz de Cristo irradiou todo o universo. Tenho muito medo de gente moralista, preconceituosa, julgadora, porque essas pessoas escondem rachaduras atrás das cortinas. Precisamos mostrar para Deus nossas fraquezas, nossas limitações para que Jesus possa nascer. Jesus quer se encaixar dentro do seu coração sujo, problemático e fétido. E Jesus quer dizer para você: vim para te amar e não para condenar. Vim para te salvar e te fazer uma pessoa leve! Quantos de nós temos vergonha de vir à igreja porque nos sentimos sujos. Se você se sente sujo: venha! Ele escolheu o seu coração para nascer!!
Deus só se revela para quem é pequeno. SEJA SEMPRE PRESÉPIO, ou seja, seja sempre pequeno, Deus não entra em lugar grande, só entra em coração disposto a mudar.
Se mil vezes Jesus nascer no presépio construído por mãos humanas e não nascer uma vez no seu coração, o Natal não significou absolutamente nada!! Essa noite do jeito que está: entregue seu coração e diga para Ele: eu quero ser o seu presépio permanente, nasça todos os dias em mim!! Jesus eu quero ser sempre o teu presépio, quero ser diferente porque o seu amor tem me transformado em uma pessoa melhor...

Padre Fernando Guirado

Nenhum comentário:

Postar um comentário