coração

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

VIGILÂNCIA E ORAÇÃO.


SANTA MISSA : 1º DOMINGO DO ADVENTO - 03/12/18
Síntese da homilia :

Nós hoje celebramos o primeiro domingo do advento, adventos do latim significa chegada, nós também celebramos o preparatório para o natal do nosso Senhor Jesus Cristo. O evangelho pelo nosso seminarista deve ser muito bem compreendida para podermos tirar uma lição deste evangelho, nós estamos numa linguagem apocalíptica e escatológica, ou seja, uma linguagem que precisa de interpretação porque apocalipse , é algo que precisa ser revelado e escatológica porque está nos preparando para o reino definitivo, ou seja , para vida eterna, embora o contexto deste evangelho fale de três temas distintos, mas ao mesmo tempo interligados, nós podemos pensar três coisas importantes no contexto de Lucas 21: 1º) a queda de Jerusalém no ano 70, 2º) o fim do mundo, 3º) a segunda e definitiva vinda de Jesus.
Estes três pontos nós encontramos dentro deste contexto, agora, muita gente lê este evangelho e a questão apocalíptica e escatológica deste texto deve estar muito preocupado com o fim do mundo...vai acabar, quando será? o que vai acontecer? Será que eu vou estar vivo ou morto no caixão? Existem muitas especulações, pregações malucas sobre este evangelho, teoria totalmente equivocada.
O que Lucas está dizendo neste evangelho não tem nada a ver com fim do mundo, nem com a data, nem com dia, nem com o contexto... nada.
Lucas está dizendo apenas, até porque, quando foi escrito este evangelho já tinha acontecido a queda de Jerusalém, então pensava se como o fim do contexto politico soberano de Jerusalém no ano 70, deveria então ser instaurado outro centro, aí começaria um novo céu e uma nova terra, e foi um equivoco, porque na verdade este texto embora tenha linguajar bastante profundo até nos dá medo pânico, traz uma questão de catacrismas, etc. O texto é um texto para que a comunidade diante das perseguições e das dificuldades nunca tire seus olhos de Deus e ao mesmo tempo nunca perca a esperança, porque dias melhores virão
Quando será a vinda definitiva de Jesus? Ninguém sabe, nem Jesus. Ele diz isso, somente o Pai é quem sabe. Mas nós acreditamos que existe uma vinda contínua de Jesus , quando estamos na eucaristia, quando estamos na oração, são vindas que acontece não num processo final de elevar, mas acontece, portanto , nós hoje não queremos falar de fim de mundo, até porque se falássemos seria mera especulação, nós queremos tirar uma mensagem positiva .
E eu pensando um pouquinho rápido, nós podiamos até dar um tema para esta noite:
3 remédios eficazes para bem celebrar o advento:
Durante o percurso da palavra você vai entender quais são os três remédios , nós temos antes disso dois problemas, dois agnósticos , duas doenças muito comuns , mas os três remédios vem justamente para dar a recuperação , a saúde , a proximidade, caminhar de forma correta sadia e saudável para este tempo de encontro pessoal com Jesus que vem até mim e sempre virá.
Lucas 21,25-26 : o primeiro problema que temos aqui é ter uma memória congelada só para a tragédia , e assim muita gente está doente há muito tempo, pessoas que paralisaram no tempo na dor, na tragédia , no sofrimento, no passado e não consegue evoluir não consegue melhorar, simplesmente travou, estagnou, estacionou, mas há um detalhe que eu quero usar neste contexto, quero voltar a falar, porque eu não posso ler estes dois versículos sem ter na minha cabeça, genesis1, 1- 3 , em hipótese alguma.
Veja bem Deus cria e reorganiza o caos, nos três primeiros versículos nos mostra a palavra de Deus, a força da palavra, é próprio Cristo que vai dando forma ao que está ao que está disforme , vai dando ordem ao que está caótico, porque este texto? Prestem bem atenção na leitura Lucas 21, 25-26. Deus está criando, Deus cria a luz chama de dia, Deus cria a noite, Deus cria o sol , Deus ordena as coisas e tudo está exatamente ordenado , muito bem feito, percebam que o movimento dos versículos 25 e 26, é oposto, é a desordem do que Deus havia criado , sinal da lua, sinal do sol, cataclismas, catástrofes , tragédias , o que nós aprendemos aqui? Nós aprendemos que o homem deu foco a tudo, e o homem foi destruindo e está destruindo completamente tudo , e aí entendemos justamente que a nossa vida está passando também por esta instabilidade, que todos nós enfrentaremos, já enfrentamos , nossos caos ,alguns porque nós mesmos escolhemos, nós mesmos procuramos, outros porque outros fizeram isso na minha vida , na nossa história, mas enfim, o problema detectado, podem estar transformando o universo externo nosso submundo e o universo interno da pessoa humana num novo caos, uma nova tragédia , qual o remédio , padre? Eu disse três remédios ...o remédio está aqui, quando você vê que sua vida perdeu o sentido, quando você percebe que parece que tudo parou, quando você olhar para o lado e não tiver ninguém sequer para você abraçar e chorar suas mazelas, quando você olhar para sua vida profissional, pessoal, sentimental, acadêmica e pensar, o que será que estou fazendo neste mundo? Quando você olhar no espelho e não ver mais beleza, a não ser caos, não ver mais esperança só ver caos, só ver tragédia ... qual o remédio, padre?
A própria palavra nos responde isso, Os versículos 27,28 respondem...olhe aqui: Reanimai-vos, do latim- animus = ter vida, alma. Reanimar significa, tire da sua cabeça , dos seus olhos, os problemas, as tragédias e olhe para aquele que pode reordenar seus problemas: JESUS PALAVRA VIVA, o problema é que ficamos focados somente na tragédia no passado, no relacionamento que não deu certo, nas feridas, nos não sei do que, no que fez , no que não fez, daí sua vida vira este caos medonho que está, o remédio é claro, REANIMAI-VOS e erguei a cabeça porque a vossa libertação está próxima por isso voltamos novamente para gênesis 1 , quatro primeiros versículos, a palavra lá no início do início, ela vai refazendo a vida , ela vai despertando outros desejos de viver ,de amar, de existir, ao mesmo tempo, é um Deus que é expert , especialista ,doutor phd ,livre docência, para exatamente reordenar o caos que nós encontramos , por isso ergue a tua cabeça, tira a cabeça deste marasmo ,deste pessimismo, deste negativismo, minha Nossa Senhora que as tragédias já te ensinaram? O aquele relacionamento que nos desgastou? Que nos, que brincou com seu sentimentos o que você aprendeu com aquele serviço que você passo? o que você aprendeu com isso? O que você está aprendendo com a vida? o que você aprendeu com aquele serviço que você passou? Permita que a palavra de Deus reordene o seu caos, REANIMAI-VOS, é o primeiro remédio, reanimar também significa avivamento, você não está morto, você pode até ter arranhões, cicatrizes, pode, mas não está morto, reviva! Levante-se!!! Erga a tua cabeça!!! Deus jamais vai desamparar você, Deus nos criou com amor, portanto, primeiro remédio para este problema, não há outro senão reanimar, reanimar-se, erguer a cabeça, porque tem um Deus que quer cuidar dos teus sentimentos, reorganizar o teu caos, creia nisso, tem muita coisa boa vindo pra você , mas você precisa erguer a cabeça e abrir os olhos, deixa o passado estar no passado, é por causa do passado que você não vai pra frente, é por causa do passado que não arruma outro relacionamento, é por causa do passado que vc não tem emprego ou não consegue outro, se fala hoje em motivação, formação motivacional, meu irmão , não existe motivador, existe auto motivador, ativação começa em mim mesmo, o maior motivador de mim sou eu mesmo, não os outros, alguém pode me dar uma leitura mas a motivação é minha , é autos, é própria.
2º problema, versículo 34: coração pesado também quer dizer coração sensível, coração sensível é uma doença, mas aqui tem dois remédios, comentamos os dois e ai eu termino,
O que é um coração sensível, insensível é o oposto, insensível é parou de sentir, tornou se apático, duro, fechado, por isso colocam pesado, mas vejam porque se torna pesado, leia ai , versículo 34, 1ª gula, a gula deixa o coração apático , por que? Porque a gula é ausência de autodomínio, Você comer o necessário, comer de acordo com seu domínio, comer, comer desenfreadamente está dizendo que o problema não está na comida, é psíquico, o problema é emocional , o problema é estrutural até porque a fome não acontece na barriga, a fome acontece nos nossos desejos desordenados. Quando fala em gula, se fala e desequilibrio não só alimentar, mas desequilíbrio dos desejos, e ai o coração vai ficando insensível, duro, apático, preguiçoso. Duvido que depois do almoço você vai rezar o terço. . . duvido... e as vezes ou sempre, deixamos esta ansiedade desenfreada, este medo descontrolado, e isso faz nosso coração pesado.
2º.embriaguez, a embriaguez também tem a ver como aqueles que tornam dependentes, a bebida alcoólica , o cigarro, a droga ilícita, mas tb a pornografia, mas tb o celular, mas tb o whattsapp, são coisas que vamos ficando dependentes, o coração fica pesado, vícios, excessos que nos fazem muito mal, quando se fala embriagues, não fala só de bebida, tudo que vicia, tudo que me tira da realidade, que rouba meu tempo, eu tenho tempo para tantas coisas, perco tempo para Deus, tem gente que pra ficar na igreja da comichão, fica desesperada, mas pras coisas do mundo , celular, bebida, festas, nossa senhora... eu quero que venha monte, coração tá pesado , coração tá insensível, coração tá duro.
3º ) Preocupação com a vida, não quer dizer que não vai se preocupar, todo mundo se preocupa com seu boleto, sim ou não? E haja boleto... não é esta preocupação que ele está se referindo, é a preocupação excessiva, o que é preocupação: pré + ocupação , eu me ocupo antes do que ainda nem aconteceu, daí entendemos isso, que a pessoa preocupada se torna insegura, agitada, e ao mesmo se torna uma pessoa melancólica e o coração se torna insensível, segundo problema. Disse que são 3 remédios, faltam dois, no versículo seguinte.
No versículo 36, temos o remédio, VIGILÂNCIA E ORAÇÃO,
1º. REANIMAI-VOS
2º.VIGILÂNCIA, tome cuidado, fique atento,
3º.ORAÇÃO
Vou explicar porque oração e gula, se a gula é ausência , falta de autodomínio, oração é disciplina e domínio de si mesmo, pessoa de oração, tem que ser uma pessoa disciplinada, oração nem sempre é gostoso, por isso, muita gente não consegue terminar nada, não consegue terminar uma campanha, uma novena, uma promessa , não consegue terminar um curso que começou, não consegue terminar uma faculdade, começa um monte e não termina, não consegue parar num casamento, num namoro, não para em nada é inconstante, não tem disciplina. Oração, segundo os monges beneditinos é um dos caminhos mais profundos e místicos para que você se autodisciplinar, por isso que monge tem horário para ora .Vá orar, vá se preencher, por isso oração é remédio , mas a oração tb é remédio contra a embriagues, se é verdade q a embriagues é uma dependência que nos faz mal, a oração nos coloca na independência da embriagues e nos coloca na dependência de Deus , porque Deus faz bem.
Se você depende de Deus, já não depende de mais nada que te faça mal, tanto é verdade que a palavra salvação, do latim salute, significa saúde, quando pensamos em salvação estou pensando em saúde ,oração me traz saúde, oração me traz vida, oração me faz ficar na presença de Deus, e Deus fica na minha presença, assim mudar meus vícios, na oração você tem que largar a pornografia, na oração você tem que largar a cachaça, na oração te que largar a maconha, a cocaína, seja a pessoa que for, oração tem poder de transformar o ser humano, a catecismo da igreja católica, oração e preocupação, ora, se a vida me preocupa, a oração me ocupa do jeito certo, quando estou em oração não estou pré ocupado, eu estou ocupado do que importa, ocupado de Deus, estou cheio de Deus, e é isso que importa.
Por isso, o povo está indo de mal a pior, porque não tem vida de oração, 3 remédios fique atentos aos sinais, então veja bem , Lucas não está falando aqui do fim do mundo, Lucas está dizendo: Fique atentos aos sinais e isso aqui é importante, você precisa conhecer os sinais do seu corpo por exemplo, porque o corpo dá sinais , sinais da imperfeição, sinais visíveis e palpáveis e empíricos outros não , por isso existe médicos , exames, etc. Relacionamento que você está vivendo com alguém também dá sinais, você convive na morte e na dor, sei lá e companheiro ou mulher fica arrogante estupido, fica tranquilo seu casamento vai ser uma tragédia, são sinais, tem ler os sinais... para de ficar preocupado com a vinda de Jesus, quando sera? será que o sol vai cair, será que o céu vai se partir, para de ficar preocupado com a vinda de Jesus , o Pai sabe como vai ser, preocupa se com sua vida que está no fim , preocupa se com a sua história que está um caos, por isso ,minha gente, não é mundo aqui fora que precisamos nos preocupar, é o mundo aqui dentro, porque o mundo fora continua colorido, só que dentro de nós o mundo está se enchendo, ao mesmo tempo , o primeiro mundo que você precisa cuidar é o seu mundo, senão é o primeiro que vai acabar, se você não curar seu mundo, seu universo, seu coração, sua história, o seu sentimento, seu corpo , sua alma, se você não cuidar do seu mundo ele vai acabar é já, este texto é um texto para um povo que escolheu ser de Cristo, está vivendo tempos difíceis ,com as perseguições, e ai aparece Lucas e nos traz este texto de forma carinhosa, tire os seu olhos do sofrimento, tire seus olhos do passado, tira teus olhos da dor, é coloca no Homem , Ele é filho de glória, poder e majestade, aliás, primeiro domingo do advento, está conectado ao domingo Cristo Rei do universo, domingo passado, nós celebrávamos Cristo Rei, Jesus que é crucificado sobe para glória, primeiro domingo do advento é Ele que já veio como soberano, não é mais a criança nobre, não é mais a criança humilde, não é mais o menininho do presépio, agora está cheio de majestade e glória, como diz Paulo na carta aos Filipenses: “aquele que foi rebaixado, aquele que foi aquele que foi humilhado, Deus o exaltou, para honra e glória do seu nome, portanto, que nós possamos, diante de toda dificuldade que nós enfrentamos, pelo amor de Deus, reage mas reage com reanimo, vigie, tome cuidado com quem está do teu lado, cuidado com o que está fazendo com sua vida.
Terceiro, oração, de novo versículo 36, tem um detalhe muito importante: em todo tempo, em todo tempo, não ore somente quando você precisa, não ore somente quando você estiver passando por uma provação, não ore só de vez em quando, não ore só na hora da morte, ORE TODO TEMPO, ORAI SEM CESSAR, faça da sua vida uma grande oração ,e aí , Santa Terezinha do menino Jesus, vai dizer que “oração é o impulso do coração, um olhar dirigido ao céu, um grito em meio a alegria e as tribulações a Deus” Santa Terezinha , como você pode orar ,basta pensar em Deus, nos dias difíceis, pense em Deus, nos dias de vitória, pense em Deus, na formatura pense em Deus, no seu casamento, pense em Deus, na derrota, pense em Deus, no fracasso pense em Deus, não provação pense em Deus, na tentação pense em Deus, isso é uma vida de oração incessante, cuida de você ,é aqui dentro, é vida , chegada, tire seus olhos de quem te faz mal e coloque seus olhos naquele que nunca te fará mal, que eu garanto, Jesus de Nazaré, esse amor é pra valer, esse Deus te ama exageradamente, trabalhe o seu processo de cura interior, a partir deste olhar, olhe nos olhos do Filho de Deus. A segunda vinda de Jesus vai um dia acontecer, mas até que aconteça, nós precisamos nas pequenas vindas, sobretudo na vinda na eucaristia, cada missa é um advento, é uma chegada, é um acolhimento daquele que é Nosso Senhor, portanto, quando tiver um problema lembre se , tem um Deus infinitamente maior que os meus problemas.
Esta semana teve na catedral um seminário de oração, foi muito bom, tem uma musiquinha ,uma mantra, do padre Zezinho , usei com o pessoal, como fazer para rezar no nosso dia a dia quando estamos passando por uma boa situação, uma péssima situação, só um pedacinho, para você tirar os olhos do seu problema e colocar seus olhos em Deus, tirar os olhos da tragédia e colocar num Deus que reorganiza o caos , não sei cantar, mas vocês ajudam: “estou pensando em Deus, estou pensando no amor,estou pensando em Deus, estou pensando amor”
Essa música cura qualquer situação sua vida está caindo aos pedaços, acabou o namoro, acabou o noivado, não deu certo o casamento, estou desempregado, estou lascado...: “estou pensando em Deus, estou pensando no amor”... pronto tá rezando!!!mais uma vez, força!!!“estou pensando em Deus, estou pensando no amor!!” ah mas seu padre estou numa vida sentimental maravilhosa, encontrei o Jose, encontrei a Maria, marquei o casamento, estou feliz pra caramba, estou com um emprego maravilhoso, tudo dando certo, comprei um corolla, o que acontece? “estou pensando em Deus, estou pensando no amor” é oração! Mais uma vez, estou pensando em Deus, estou pensando no amor!”
Pra acabar o evangelho diz o seguinte: Reanimai-vos , erguei a vossa cabeça, porque a vossa libertação está próxima , quanta gente desanimada, minha gente, ergue a cabeça, e se erguer a cabeça vai orar e vai estar pensando em Deus ... “estou pensando em Deus, estou pensando no amor!!!” Vai dar certo, é uma questão de tempo!

Padre Fernando Guirado

Nenhum comentário:

Postar um comentário