coração

terça-feira, 18 de junho de 2019

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE.


SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE – 16/06/19

Pós Pentecostes a igreja se reúne para celebrar o mistério fundamental da fé cristã, o mistério da Santíssima Trindade. 
“O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus, o Pai é bom, o Filho é bom, o Espírito Santo é bom, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente e o Espírito Santo é onipotente, não são três deuses nem três bons e nem três onipotentes, mas um só Deus o qual é a mesma Trindade”. Santo Agostinho
No século IV o 37º Papa, Papa Dâmaso pela primeira vez nos traz o mistério da Santíssima Trindade de uma forma mais simples e inteligível, ele vai dizer que Deus é único mas não é solitário. Deus é único mas não é solitário. O que o Papa Dâmaso estava dizendo justamente que no principio existe a comunhão das 3 Pessoas, não 3 deuses, um único Deus que se desdobra em : Pai, Filho e Espírito Santo. Se Deus é comunhão já podemos dizer que não é solidão, uma pessoa está voltada para outra. Somos uma religião monoteísta, de um único Deus que é a mesmo tempo solidário, comunhão, que vive interdependente um do outro, mesmo estando voltados uns para os outros são distintos. O Pai não é o Filho nem o Espírito, o Filho não é o Pai nem o Espírito e o Espírito não é o Pai e nem o Filho. Jesus é nosso irmão. O Pai tem suas características próprias e assim também Jesus e o Espírito Santo. O Pai não tem rosto definido porque nunca se encarnou, o Filho tem porque Ele se encarnou, o Espírito Santo também não tem rosto definido. Pessoa tem vontade, liberdade, desejo, tem intelecto, as três pessoas da Santíssima Trindade têm tudo isso. Um católico que não compreende Deus como único e trino tem uma fé medíocre.

João 16,13a – sem o Espírito Santo jamais compreenderemos verdadeiramente quem é Deus, que é o outro e muito menos quem somos nós mesmos. A intimidade com o Espírito Santo é que me faz conhecer as verdades sobre Deus e sobre o homem.

Gênesis 1,26 – nós experimentamos a Santíssima Trindade na minha situação precária humana. Nós somos vasos de barro, porém contem em nós um tesouro, somos trincáveis, limitados, mas o nosso tesouro que é Deus habita dentro de nós – de que forma? Pai, Filho e Espírito Santo! Quem criou o homem – Gênesis 1,2 – você foi criado à imagem e semelhança de Deus. Quando digo isso, digo que a criação da humanidade é o MOVIMENTO DA TRINDADE. Você foi criado porque DEUS QUIS. Você não é simplesmente a vontade do seu pai e da sua mãe. Você é o desejo de Deus, por isso a IGREJA CATÓLICA APÓSTOLICA ROMANA É VEEMENTEMENTE CONTRA O ABORTO!!! SEM MI MI MI... quem é a favor do aborto, deixe a igreja católica!! Isso é doutrina da igreja e ponto final. Fomos criados tendo como espelho Jesus Cristo, portanto não fique se comparando com às pessoas. Quando o Pai pensa a criação do homem, Ele reflete a imagem do Filho inspirando pelo Espírito Santo. Nós cristãos somos TEMPLOS DA SANTÍSSIMA TRINDADE. Por favor então: se respeite um pouco mais e respeite as pessoas que estão à sua volta. Respeite quem você é e respeite seu semelhante. Não estamos aqui por vontade ou pelo coito de nossos pais, estamos aqui pela vontade do Altíssimo.
A ação in loco da Santíssima Trindade é o ser humano. A Santíssima Trindade não é para ser questionada, é para ser experimentada, vivida no dia a dia. Quando você é pessoa terna é o traço do Pai em você, quando você ama o próximo independente de quem ele seja é a ação do Filho em você, quando você é pessoa consoladora tem o traço do Espírito Santo em você.

2 Coríntios 2,10-11: o Espírito Santo esquadrinha a intimidade de Deus. Sem o Espírito Santo eu tenho visão errônea, equivocada sobre Deus. Acontece uma tragédia, um câncer em uma criança, atribuímos erroneamente a Deus. Sem o Espírito Santo qualquer tragédia que acontece dizemos que Deus é o culpado e não, não é!! Salmo 115,16 – “é penoso para o Senhor ver morrer os seus fiéis” – então nunca mais diga que a tragédia foi Deus quem provocou, Deus não se alegra com a morte, mas a morte faz parte da precariedade humana. Inclusive Jesus Cristo morreu na cruz e passou por situação trágica que nós seres humanos também passamos. O papel de Deus é ressuscitar os mortos e levar para a glória. Quando acontece uma tragédia, acidente por imprudência em decorrência da embriaguez, por exemplo, não foi Deus quem quis, é imprudência do ser humano.
Qualquer dúvida que você tiver pergunte para o Espírito Santo que Ele vai te responder. Ele que vai sanar nossas dúvidas sobre a vida, sobre Deus. Ele é o mistagogo por excelência, é o único que esquadrinha com profundidade o nosso Deus, nosso Senhor. Salmo 8,5 – o que é o homem? Para Deus o homem é sua imagem e semelhança. Nós precisamos entender que está contido em nós a Trindade Santa. Quando somos importante para alguém, essa pessoa cuida da gente, tem tempo para gente. O teólogo Max Lucado diz que soletrar amor é: TEMPO – quem não tem tempo para o outro não ama! Quem não cuida do seu amado é um grande mentiroso. Jesus morreu por nós sem que cometesse um pecado sequer porque temos valor para Ele. Foi por amor que Ele se encontrou com a samaritana, com o cego, com o excluído, foi por amor que Ele morreu na cruz sangrando... EU VALHO O SANGUE PODEROSO DO FILHO DE DEUS!!! Nós permitimos com muita facilidade que as pessoas entrem em nossas vidas e façam na nossa vida o que elas bem entendem, deixam lixo e nos deixam um bagaço pelo resto da vida. Diga para ela: aqui não!! Sou portador de tesouro divino, mesmo sendo vaso de barro, tira as sandálias dos teus pés porque o Solo aqui é sagrado, aqui tem sacralidade e não profanidade. Satanás gosta de dizer para nós que Deus não gosta de nós, que Ele esqueceu-se da gente, que é culpado da morte de entes queridos, que é culpado por estarmos desempregados... é por isso que muita gente vai esfriando e imaginando um Deus vingativo e cruel. Sem o Espírito Santo e ouvindo Satanás vou entendendo que Deus é meu inimigo. E não é verdade. Não se iluda! Quando todo mundo for embora, só Deus vai ficar com você! Tem muita gente que gosta de você pelo QUE VOCÊ TEM!!! NÃO SE ILUDA!!! Deus não!! DEUS TE AMA PELO QUE VOCÊ É!!! VOCÊ É IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS!!

Romanos 5,5: o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo de Deus. O contrário de amor não é o ódio, o contrário do amor é o MEDO porque o medo é paralisante porque gera dúvidas e essas dúvidas me afastam de Deus. O capeta quer que tenhamos medo de Deus, não tenha medo de Deus, tenha TEMOR!! Medo é uma coisa, temor é outra. Temor é respeito. Quando Jesus chama o Pai de Aba é para dizer que a relação com Deus deve ser afetiva, amorosa, é lindo! Eu não quero ter medo de Deus. Quero pedir perdão a Deus essa noite por todas as tragédias que aconteceram na minha vida que são conseqüências da minha liberdade e do livre arbítrio.

Provérbios 8,30-32: a Sabedoria de Deus existe desde sempre. O nosso Deus além de sábio, é criativo e bem humorado. É um humor leve, até porque quem ama não pode ser infeliz.
Salmo 2,4: “aquele que mora no céu sorri!” – nunca vi uma estampa de Deus sorrindo e o salmo diz DEUS SORRI!

Sofonias 13,16-18: o nosso Deus é alegre, é feliz! Deus tem bom humor, Deus brinca porque Deus é amor.
Conclusão: aquele que não ama não conhece a Deus porque DEUS É AMOR. Papa Francisco desde que eleito papa tem falado da importância do encontro. É no encontro que vamos desenvolvendo as características da Santíssima Trindade que estão em nós. Amar é desejar estar com o Amado. Quando uma pessoa não quer falar com a outra, corre léguas do outro, não tem carinho, não tem cuidado, não tem atenção, não tem respeito, não tem diálogo, fique alerta: isso não é amor, você está fazendo papel de besta. Amor é aquele que deseja estar com o Amado. Deus nos ama tanto que resolveu descer para ficar tete à tete conosco. No Pai: a ternura, no Filho: a fraternidade universal, no Espírito Santo: a consolação. Amar é ser feliz, é encontrar o Amado, é fazer o bem, é espalhar que a santíssima trindade age e atua dentro de nós. Preste atenção, principalmente você mais jovem: pare de ficar rastejando de quem só te humilha, larga a mão se ser cabeça dura. O único amor que você deveria ficar se rastejando, desceu para morrer na cruz por você. O AMOR DE DEUS É E BASTA!!! Vejo tanta gente desesperado atrás de pocinhas de amor, enquanto tem um oceano de amor da Santíssima Trindade para você mergulhar de cabeça!! Aprenda a se respeitar, a se querer bem, você é templo da Santíssima Trindade!!!

Padre Fernando Guirado

Nenhum comentário:

Postar um comentário