coração

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Estar voltado para Deus, para si mesmo e para o outro.


SANTA MISSA - 24/02/19
SÍNTESE DA HOMILIA
Vamos retomar Lucas 6,12 para que possamos entender o contexto de hoje. Jesus estava na montanha como gostava de fazer para estar em comunhão com Deus. O simbolismo de montanha é o elo entre o humano e o divino, ao mesmo tempo um encontro consigo mesmo. Jesus subiu a montanha para escolher os seus discípulos, Ele jamais tomou decisão antes de orar e estar na presença do Pai. Quando Ele desce da montanha, Ele para na planície e aí teremos o famoso sermão da planície. Verscíulo 17 – Lucas em nenhum momento fala do sermão da montanha, isso é em Mateus. Não é uma contradição, é complemente. A planície é o terceiro momento da harmonização do ser humano, na planície entre em comunhão com o outro. Discípulos são os que estão aprendendo e depois darão seguimento aos ensinamentos deixados pelo mestre Jesus.
Estar voltado para Deus, para si mesmo e para o outro = se faltar algum desses elementos ocorre o desequilíbrio. Versículo 20 – erguer os olhos para os discípulos – significa dizer que é com Jesus que nós precisamos nos parecer, ser de fato os que seguem suas pegadas e deixam seus rastros por onde passamos. Aprendemos que nossos olhares são cheios de desejos. Ninguém olha sem alguma intenção. Jesus ergue a cabeça e olha para os discípulos para que eles percebam que Jesus tem o desejo que eles vejam, escutem e aprendam com Ele para que com Ele se pareçam e seus corações sejam transfigurados ao coração Dele. Jesus é mestre por excelência e nós somos seus alunos.
Nós que temos devoção pelo sagrado coração de Jesus, existe uma frase muito importante: FAZEI O NOSSO CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO!
Existe uma frase muito usada por aí: Deus te ama do jeito que você é. Ok, é fato, porém, por me amar tanto se recusa a me deixar desse jeito, Ele quer que eu me converta e mude olhando nos olhos Dele e entendendo os desejos Dele para mim. Diga: eu não posso tirar os meus olhos do coração de Jesus, eu preciso ser semelhante a Jesus. No versículo 27 – escutar Jesus – escutar na língua hebraica é obedecer. Quem não escuta, não obedece. Quem obedece, obedece porque escutou alguém. É fato que temos ouvidos mas também é fato que nem todos os usam. Aprendemos na parábola do semeador que os nossos ouvidos são como solo e a Palavra é semente. Só de vez em quando essas sementes encontram solo fértil para germinar e frutificar. Temos muito católicos de senso, de IBGE, de boca. Precisamos escutar e discernir para sermos católicos segundo o coração de Jesus. Muitas vezes ficamos na superficialidade e não vamos a causa para que só assim ser o que Cristo deseja que eu seja. Quando não escutamos a Cristo escutamos ao mundo, a mágoa, a vingança, queremos pagar com a mesma moeda. Se existe UMA VOZ existem também vozes, quando eu não eduquei meus ouvidos para escutar A VOZ de CRISTO, acabo ouvindo quaisquer vozes. Quantos de nós caímos no pecado porque escutamos vozes mais fáceis, mais doces e acabamos nos perdendo...
Versículo 27 – Jesus é o diferente entre os iguais. Já que sou discípulo do Mestre Jesus, eu preciso me parecer com Ele, eu preciso ser diferente dos iguais. Olhar para Jesus é ver um homem diferente da sua época, escutar Jesus é escutar um homem que falava diferente na sua época. Ser igual é quando alguém nos amaldiçoa, a gente amaldiçoar três vezes mais. Se eu abençoar quem me amaldiçoa, eu sou diferente! Isso é muito difícil sim, porque é de Jesus! Não pode ser fácil uma religião que tem cruz, que tem calvário. O Cristianismo é a religião que tem as suas dificuldades, que tem cruz – que é a ponte necessária para eu chegar na eternidade!
Versículo 31- Regra de ouro: vai além do mundo bíblico – o exercício da empatia – não vou fazer com você o que não quero que alguém faça comigo! A empatia é quando eu me coloco no lugar do outro. Eu não quero que falem mal de mim, não falarei mal dos outros. Eu não quero que me caluniem, não caluniarei aos outros. Eu não quero que façam bullyng comigo, não farei bullyng com os outros, eu não quero que brinquem com meu corpo, não brincarei com o corpo dos outros... Respeito é muito mais que um código bíblico, é um código ético universal. Não temos o direito de pegar uma arma e sair matando as pessoas. O que transforma o mundo não é o ódio, é o AMOR, já dizia Martin Luther king. Pense duas vezes antes de tecer comentário maldoso das pessoas, as famosas panelinhas de igreja... pense antes, é empatia, é compaixão! Julgar e condenar são pecados gravíssimos. Não somos juízes, o único juiz é Deus. Precisamos comprar espelho e crucifixo e ter um ao lado do outro – para quando nos olharmos no espelho não focarmos apenas nas nossas maquiagens que usamos, mas que possamos ver as rugas, as linhas de expressão faciais e perceber que não podemos julgar ninguém porque também somos pecadores. Papa Francisco disse: quando nós julgamos, nós destronamos a Deus e nos sentamos em seu lugar!
Deveríamos trocar a palavra JULGAR pela palavra AJUDAR – o tempo que gasto julgando eu poderia sair ao encontro do outro que precisa de um carinho, de um afeto. Isso é caridade cristã acima de qualquer coisa. Quando olhamos para a cruz encontramos o único homem que poderia ter no julgado – o Deus encarnado – mas não! Ele escolheu nos perdoar: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem.”
Perdoar é o grande remédio. Muitas pessoas estão doentes na alma, é a mágoa que vai potencializando e chegamos ao ressentimento: sentir, sentir de novo e sentir novamente. Depois do ressentimento vem o ódio, esse é mais grave ainda. Por isso muitos de nós estamos entupidos de remédios controlados, porque odiamos alguém, estamos ressentidos com alguém. Não faz mal para o outro, faz mal para quem sente! O remédio é o PERDÃO – perdão na língua grega- vem de jogar fora – significa estou jogando fora todo o veneno, todo lixo, todo mal que está me matando. Na língua hebraica significa levantar. No latim significa desfazer-se do nó, da mágoa. Perdoando você vai limitar a ação do outro na sua vida, mesmo que o outro não mereça o seu perdão. Se você perdoar é você que fica livre, é você que fica bem, que faz a assepsia da alma. Perdoar é mais barato! O processo do perdão começa na oração. Entrega seus inimigos aos pés do Senhor. Todo mundo tem inimigo sim. Tem gente que não gosta de você pelo simples fato de você estar vivo. Pior do que os inimigos externos, são os inimigos internos, as culpas que carregamos. Perdoe você mesmo e perdoe seus algozes pra que você seja bem aventurado. Versículo 38 – não viva só dando presentes para os seus filhos, seja presente você não vida deles. Dê o seu tempo, seu amor, seu colo. Fique com eles, aproveite porque depois vem procurar o padre com depressão profunda por não ter visto o filho crescer. Não dê presentes, seja presente! Ajude os que mais precisam, os mais pobres. Vivemos uma sociedade hipócrita onde tudo que é feito é feito desejando algo em troca. Quando fizer o bem e receber ingratidão, agradeça a Deus por estar no caminho certo! O homem que mais falou de amor, o homem que mais viveu de amor, o homem que mais proclamou o amor morreu em uma cruz sem até aparência de gente. É difícil mesmo, mas não é impossível. Perdoar, não julgar, não condenar, olhar para Jesus e ser diferente entre os iguais é a receita para ir para o CÉU! É difícil para mim e para você, Jesus sabia disso e foi por isso que nos deu o Espírito Santo que é a força de Deus em mim, quando eu preciso ser diferente no meio dos iguais. Se lembre hoje dos seus inimigos hoje e coloque no altar de Jesus porque Jesus é mestre em transformar AMARGURA EM AMAR CURA!!!!
PADRE FERNANDO GUIRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário