coração

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Hoje eu quero refletir sobre as crises que enfrentamos diariamente.



Santa Missa - 10/02/19
Síntese da pregação:
Leitura do Profeta Isaías 6, 1-2a, 3-8 : Hoje eu quero refletir sobre as crises que enfrentamos diariamente. As três leituras de hoje nos ajudam a pensar que a crise oferece a cada um de nós uma grande oportunidade de crescimento espiritual, relacional e profissional. A palavra CRISE no latim significa peneirar, nos faz pensar em separar, distinguir. Quando estou passando por uma crise, eu preciso separar o que é bom, o que é ruim. Ao mesmo tempo é preciso ir ao cerne, ao centro, para tomarmos decisões, o que é preciso mudar, o que preciso fazer para minha vida decolar. A crise é vivida permanentemente. A palavra oportunidade do latim significa momento favorável em direção ao porto, isto é, a embarcação está na direção certa para o porto. Toda crise nos oferece oportunidades. Toda crise nos leva ao porto. A crise se estabelece, aí você faz e se refaz. Nascer é uma crise, sobreviver é uma crise...as histórias mais interessantes das pessoas são histórias de crises. Em Isaías 6,1 – está o primeiro segredo para superar a crise, para chegar ao porto: A CRISE É UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE OLHAR PARA O ALTO. Rei Ozias era um grande líder, homem bom e admirável. Era amigo de Isaías. Quando o Rei Ozias morreu gerou uma crise em Isaías, a morte gera a crise do luto em nós. O luto é natural, porém não vou ficar chorando uma vida inteira. É preciso avançar! Isaías tirou os olhos da crise e colocou em Deus. Isaias viu Deus vivo sentado no trono, isso quer dizer que Aquele sentado no trono está no comando de todas as coisas. Vê Deus sentado na altura para dizer que Deus é majestoso e ele é pequeno. Aprenda com Isaias nas crises a tirar os olhos dos problemas e colocar em Deus. Bençãos não é só o que Deus nos dá não, é também o que Deus nos tira!
Versículo 5 – está narrado aqui como superar sua crise, sentindo sua pequenez e vendo a grandeza de Deus. Aprendemos que quando enfrentamos uma crise não adianta culpar aos outros, é importante ver o que esta crise está nos ensinando. O profeta Isaias está nos dizendo que não está preocupado com os pecados dos outros e sim com os seus pecados!
Versículo 6 – Deus perdoa um coração sincero e honesto. Deus não está preocupado com as máscaras que usamos, Ele quer um coração sincero e honesto.
Versículo 8 – Crise e oportunidade – Isaías era conselheiro, passou por uma crise e se tornou profeta das nações. Quer sair da crise? Tire os olhos dela e coloque-os em Deus! Aproveite as oportunidades, algumas delas só acontecem uma única vez!
Na segunda leitura de hoje (Paulo aos Coríntios) está o segundo segredo – A CRISE É UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE OLHAR PARA SI MESMO- O AUTOCONHECIMENTO. Paulo era um camarada que perseguia os cristãos. Paulo sabia quem ele era. Quando falamos em auto conhecimento falamos em voltar-nos a nós mesmos e descobrirmos nossas aptidões e vocações. Como uma pessoa vai cursar, por exemplo, faculdade de medicina/enfermagem se tem problema com sangue? Como vai cursar pedagogia se não gosta de trabalhar com crianças? É preciso saber os meus defeitos e as minhas virtudes, minhas capacidades e minhas incapacidades. Antes de eu ser para o outro, preciso ser para mim mesmo. Primeiro tenho que ter consciência de quem sou para ajudar ao outro descobrir quem ele é. Queira ser igual a você! Não queira ser igual a ninguém! Ame-se em primeiro lugar. Melhore-se, mas seja você e não os outros! Paulo fez de sua crise uma grande oportunidade que na neurolinguística chamamos de ressignificação.Não posso mudar as escolhas do passado, mas posso dar um novo significado, um novo sentido, ressignificar a existência humana. Sem autoconhecimento isso é impossível. Perdemos muito tempo com a cultura de espiar a vida alheia. Estamos vendo a rachadura da casa do vizinho, enquanto a nossa casa já está no chão. É triste ver gente chegando aos 40,50,60 anos com sonhos mortos...Paulo era Saulo, de velha criatura agora nova criatura, um homem que era distante de Deus agora fundamental nos primeiros movimentos do cristianismo. O segundo segredo portanto: TIRE OS TEUS OLHOS DA CRISE E COLOQUE-OS EM VOCE! O que esta crise está fazendo você ressignificar em sua vida? Se você perdeu o emprego, perdeu por algum motivo, se terminou o relacionamento terminou por alguma razão, olhe para você...
O terceiro segredo: A CRISE É UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE OLHAR PARA A FRENTE! Os pescadores eram Pedro e seus companheiros. Pedro alimentava sua família com a pesca, era esse é o seu trabalho. Profissão de pescador na Galiléia era muito comum. Se a noite foi frustrante sem pesca, os fregueses comprariam de outros pescadores. Aprendemos aqui que ainda não é hora de lavar as redes. Não é porque ontem não deu certo que amanhã não dará! Não desista! Não abandone sua vocação, os seus sonhos, seus impossíveis! Não lave suas redes! O Brasil está em crise, é fato, mas também é hora de oportunidades. Você vai encontrar mais gente para desanimar você do que animar. Mas Deus diz para nós: desafie-se, refaça-se! Transforme suas crises em oportunidades de recomeço! É muito comum hoje encontrarmos profissionais graduados que nunca leram um livro até o final, isso é triste demais. Assim há muitos casamentos, quando namora um belezura, o cara toma 5 banhos por dia, depois que casa passa dia sem tomar banho... também encontramos cristãos mais ou menos, querem missa rápida, terço rápido, liturgia mais ou menos... para que eu não fique estacionado às margens, é preciso sempre mais!!!
Jesus no diz: avance para águas mais profundas, ou seja, tente de novo, tente agora do jeito certo! Nos anos 80 Raul Seixas cantava – “tente outra vez! Não diga que a canção está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida!”
Se não deu certo a pescaria de ontem, tente hoje de novo! Conheci no Parque dos Pinheiros uma mulher que tentava tirar carta de motorista e foi reprovada por 15 vezes. Ela não desistiu. Na décima sexta vez ela foi aprovada. Ela precisava da carta para levar o pai doente à fisioterapia todos os dias.
Diga comigo: Senhor, agora eu vou fazer do seu jeito! Se fizermos do jeito de Jesus não tem como dar errado. Diga para Jesus: hoje eu quero trabalhar do seu jeito, quero ser cristão do seu jeito, quero amar do seu jeito.... Quer ser vitorioso? Não fique na margem, não estacione na mediocridade, lute pelos seus sonhos! Dê o seu melhor, faça sua parte, escute o que Deus está dizendo para você e se fizer isso não tem como dar errado e será muito melhor do que você pode imaginar.
Conclusão: Quando a crise chegar como Isaias olhe para o alto, como Paulo olhe para si mesmo e como Pedro olhe para a frente ! Se você fizer isso não tem como dar errado. E se alguém te perguntar: como está a crise? Responda: NÃO ESTOU EM CRISE, ESTOU EM CRISTO! EM CRISTO TUDO PODE SER MUDADO E MODIFICADO!
Padre Fernando Guirado

Nenhum comentário:

Postar um comentário